10 erros comuns de empresas na internet

Muitas empresas que já atuam na internet há algum tempo e principalmente aquelas que estão entrando nesse mercado agora, tem uma série de dificuldades e muitas vezes realizam ações e tomam atitudes erradas, sem muitas vezes nem saber ou perceber o que estão fazendo.
A inspiração para escrever esse artigo veio dessas empresas e aqui listo apenas os 10 erros mais comuns, mas acredite, esse número poderia ser bem maior.
Conheça os principais erros das empresas na internet e torne essa lista um verdadeiro guia do que NÃO fazer para a sua empresa!
 

1 – Criar canais e abandoná-los

Se uma empresa entra em uma rede social ela deve entrar de verdade, deve ter um motivo e um plano de ação dentro dessa rede.
O Facebook, o Twitter (e o mais recente a ser aderido Google Plus), por exemplo, são as redes sociais mais populares da internet, porém elas não são mais um meio de divulgação, elas são verdadeiros canais com os clientes.
Elas são um canal de relacionamento, um canal de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), um canal de informação, um canal de entretenimento e um canal de interação com a sua empresa, marca, produto e serviço.
Sua empresa deve sempre responder perguntas dos clientes, deve manter a ética e o bom senso, e deve agir conforme as políticas internas da própria empresa.
Um cliente com problemas não resolvidos pode fazer com que muitos outros clientes não façam negócios com sua empresa, sendo que muitas vezes o caso seria simplesmente resolvido com uma conversa rápida.
 

2 – Falta de planejamento nas ações

Os maiores erros das empresas na internet acontecem por falta de atenção e conhecimento. Não deixe isso acontecer com a sua empresa.Você quer ser reconhecido no seu nicho de mercado na internet? Quer lançar uma loja virtual para vender os seus produtos? Quer trabalhar o branding da sua empresa? Quer lucrar mais?
Então planeje-se!
As práticas de marketing digital não se diferem totalmente do marketing tradicional, as bases são exatamente as mesmas. O que vem mudando são os consumidores e com isso o marketing vem mudando com ele.
Como em qualquer meio de atuação de uma marca ou empresa, as ações devem ser estruturadas e planejadas com base em pesquisas e conhecimento de público-alvo. Hoje o público-alvo está mais exigente e não quer ver um simples anúncio só por ver. Você deve manter isso em mente na hora de pensar no que oferecer e dizer para esse novo consumidor.
Se algo sai errado, o assunto se espalha rapidamente. Se algo sai errado na internet, o assunto se espalha em questão de segundos. Evite isso.
 

3 – Sites não legíveis para os buscadores

Este erro é algo simples, mas que muita gente não tem conhecimento ou não deu a devida atenção. Imagine o caso: seu site é lindo, seu conteúdo é o melhor na sua categoria, a concorrência para seu mercado é pequena e você sempre esta na frente dela, mas a sua empresa nunca aparece no Google. O que acontece?
Seu site pode ter sido criado em um formato não legível pelos buscadores. Principalmente para sites antigos, onde o que importava só era ter um site e ninguém sabia exatamente para que, sites em flash eram comuns e ainda hoje muitas empresas continuam com esse formato que o Google literalmente não “lê”, ou seja, ele não consegue identificar o conteúdo e enviá-lo para os resultados de pesquisa.
 

4 – Sites não pensados para os usuários

Outro ponto que muitas empresas deixam passar despercebido é sobre a usabilidade do site. Não adianta nada ter um site com a linguagem de programação ideal se ele não possuir fácil acesso e navegação para seu cliente.
O site deve ser bonito, deve ser organizado e deve exibir as informações mais importantes de forma clara e objetiva.
As imagens devem possuir boa qualidade e o conteúdo deve ser útil. Se você vende um determinado produto, informe seu cliente tudo o que ele precisa saber para realizar a ação que sua empresa deseja (comprar o produto, entrar em contato, fazer um orçamento, etc.).
 

5 – Profissionais não “tão” profissionais

Cuidado na hora de contratar um profissional não especializado para sua empresa.Casos de insucesso por profissionais que não fizeram um bom trabalho na internet e agiram de forma prejudicial para as empresas em que trabalhavam – e sim, que trabalhavam no verbo passado – são extremamente comuns e até mesmo as grandes empresas não estão livres desses infelizes acontecimentos. Mas o mínimo que elas, e você também, podem fazer é tentar evitar esse tipo de transtornos. Treinar profissionais que irão responder pela empresa é uma alternativa, porém, contratar profissionais especializados nesse segmento é melhor ainda.
Quem gerencia uma rede social ou fica responsável pelas respostas de e-mails da empresa deve escrever bem e corretamente, e deve saber tratar o cliente com educação, bom-senso e atenção. Não adianta contratar qualquer pessoa para realizar essas atividades, porque ela estará na “linha de frente da sua empresa”, e com toda a certeza, você não quer que uma pessoa “qualquer” represente a imagem de sua empresa perante o seu cliente ou possível consumidor.
 

6 – Não identificar seu mercado e deixar de aprender com os erros

Quando você começa a atuar na internet, algo tão importante quanto planejar e realizar as ações, é também monitorá-las.
Por meio de análises e estudos dentro do campo de web analytics, você consegue saber se esta tendo uma atuação correta na internet, consegue perceber tendências do seu mercado e conhece ainda mais seu consumidor.
Se você vende roupas e existe uma enorme procura sobre “vestidos azuis” e em sua loja você tem vestidos de todas as cores, menos vestidos azuis. Então por que não começar a vendê-los?
Adquirir e avaliar o resultado dos esforços da sua empresa em comunicação e marketing na internet é bem mais fácil do que pelos outros meios comuns como televisão, rádio e revista, então, aproveite e faça um bom monitoramento.
 

7 – Trabalho “fora da lei”: Black Hat

Abarrotar o site de palavras-chaves, esconder textos atrás de imagens, camuflar o conteúdo de um site e muitas outras ações são tidas como ilegais pelos mecanismos de buscas e quando descobertas podem ser punidas.
Esse tipo de ação ilegal é chamado de Black Hat SEO, ou seja, fazendo alusões ao antigo faroeste, é o “chapéu preto” da otimização, o cara mau. Também existe o White Hat SEO e é esse que as empresas devem praticar, ou seja, fazer as coisas certas, da forma certa.
Muitas vezes sua empresa, ou por contratar pessoas não especializadas e mal intencionadas para o trabalho de otimização de sites, ou simplesmente por falta de conhecimento podem estar praticando Black Hat, sem mesmo saber. Essas práticas podem punir o site com más posições e, em casos mais sérios, com a exclusão dos sites nos resultados de pesquisa.
Não deixe que isso aconteça e acompanhe a evolução de sua empresa nos buscadores.
 

8 – Plágio: aplicando o velho Ctrl + C e Ctrl + V

Cuidado, plágio é crime!
Copiar conteúdos e imagens nunca é bom, seja na internet, seja fora dela, e ainda por cima é crime!  Mas o fato é que muitas pessoas e empresas – e esse número é realmente muito alto – parecem não se preocupar muito com isso e copiam conteúdos diversos de sites ou blogs pela internet a fora.
Acontece que essa prática, além de não ser ética, não gera muitos resultados para quem copiou, isso pensando em otimização e também em disponibilização para os usuários. Afinal, se você plagiou um conteúdo de alguém, você fica sujeito que alguém descubra e te denuncie, seja para que os buscadores excluam e punam seus resultados em cima do conteúdo plagiado, seja para as autoridades responsáveis por crimes de internet.
No mercado já existem ferramentas exclusivas e até mesmo gratuitas para que você detecte conteúdos copiados na internet de forma fácil e rápida.
 

9 – Falta de adequação

Em quanto tempo o seu site carrega? Ele funciona bem em plataformas mobiles? Esta otimizado para os novos computadores e dispositivos touch screen?
Algumas pesquisas revelam que assim que um cliente chega a seu site por meio de uma busca, você tem apenas 6 segundos para passar as informações mais importantes, para fazer com que ele permaneça. E se o seu site não carrega nesse tempo? Você perdeu um cliente. E esse não pode ser o único.
Se o seu site é voltado para o público jovem, saiba que muitos deles utilizam dispositivos touchscreen. E se seus botões de links são extremamente pequenos? E se a tecnologia que você utiliza não se aplica a esse tipos de dispositivos? Você perdeu mais alguns clientes.
Esse tipo de erro acontece simplesmente por falta de atenção em pequenos detalhes. Você deve testar, você deve sentir a experiência para garantir que seus clientes se sintam bem ao visitar o seu site e assim, comprem seu produto ou contratem seu serviço. Se ele não conseguir encontrar o que precisa em sua empresa, facilmente por meio de mais uma busca ele vai procurar outra.
 

10 – Oferecer um serviço ruim

É a dura verdade da vida: não importa quão bom forem seus funcionários, sua agência de comunicação e marketing e quão belos foram seus materiais e produtos, se eles não foram bons e não cumprirem seus objetivos, seus clientes irão reclamar e irão deixar de comprar de você.
Não é errado vender um produto inferior ou não tão durável, o capitalismo existe para isso e todos somos livres para comercializar o que bem entendermos (se for legal, claro). O problema em vender um serviço ruim é oferecer um produto ou serviço com tal qualidade e não oferecer o que foi prometido.
Na internet e fora dela, mas principalmente dentro dela, onde todos tem um poder de voz muito grande, sua empresa deve ser o mais transparente possível. Pense bem na imagem projetada de sua empresa na internet e aproxime-a ao máximo para a experiência que sua empresa realmente pode oferecer para os clientes, e se seus serviços ou produtos realmente foram considerados “ruins” nada impede que você o melhore. Assim você poderá evitar inúmeros problemas.