Todas as vezes que um internauta precisa de informações online, qual é o primeiro site que ele acessa? Atualmente só existe uma resposta: Google, apelidado carinhosamente por alguns como “Santo Oráculo”. Conheça agora um pouco mais sobre a história desta superpotência e a sua entrada no mercado das Redes Sociais.
Criada em 1998, a Google é uma multinacional americana, fundada por dois estudantes Larry Page e Sergey Brin. Desde o início sua missão é “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, e para isso, eles não têm poupado esforços.
Primeiros passos
As ferramentas do Google estão espalhadas por quase todas as esquinas da internet, e tão bem distribuídas, que em alguns casos, nem sequer as notamos. Silenciosamente, elas são a caixa de entrada pessoal, o suporte de e-mails profissionais, a nuvem de informações online, a agenda, e os momentos de descontração de boa parte da população.
Além de ser o maior site de busca de todos os tempos, a Google é a responsável pelo Youtube, Orkut, Gmail, Google Docs, Google Adwords, Google Engage, Google Chrome, Google +, dentre outros produtos, ou seja, tudo aquilo que utilizamos quase todos os dias.
Seu primeiro investimento no mercado de redes sociais foi através da criação do Orkut em 2004, que até hoje mantém cerca de 33 milhões de usuários em todo o mundo, mas que já cedeu lugar para a rival Facebook.
A chegada do Google +
Vendo que havia perdido mercado para a rede social de Mark Zuckerberg, o Google superou as expectativas e lançou em 2011 sua nova mídia social, o Google +, que aparentemente não traz nada de tão inovador, mas promete fazer melhor do que sua concorrente.
Anteriormente chamado de Google Me, o Google + no inicio deste ano atingiu a marca de 300 milhões de contas, ultrapassando os números do Twitter. Mas o que será que a fez crescer tão rápido?
O que ele tem a oferecer
Uma fusão turbinada entre diversas facilidades já utilizadas pelos usuários do Google, essa é a promessa. Dentre os recursos mais interessantes estão:
Circles
Seletividade. Talvez esta seja a palavra que mais caracterize o Google +, e isso só é possível através dos Circles ,ou Círculos, que são os grupos de contatos. A novidade é que agora o usuário pode “escolher” quem irá aparecer na sua página de atualizações e separar seus seguidores entre: Trabalho, faculdade, amigos, família e até mesmo “chatos”, se assim quiser.
Hangouts
O objetivo é que ao acessar esta conta, o usuário não precise sair dela para fazer nada. E os Hangouts cumprem bem essa função.
Eles são salas virtuais que permitem chamada de vídeo e chat com os amigos dos seus Circles. Assim, quem está conectado no Google + não precisa acessar o Skype, por exemplo.
Outra funcionalidade desta ferramenta é a vídeo conferencia, onde você poderá fazer reuniões, ou palestras, online e receber o feedback de seus amigos em tempo real.
Modo balada
Compartilhar para o mundo suas aventuras na balada ficou ainda mais fácil. Neste modo todas as fotos tiradas por androides são carregadas automaticamente para a conta do Google +, ficando mais fácil para publicar depois.
Fique mais perto de seus clientes
Assim como o Facebook, o Google + também permite que seus usuários “curtam” páginas e publicações através do botão +1. Mas, sabemos que essa é uma ferramenta do maior site de pesquisas do mundo, e por isso compartilhar não poderia ser sua única vantagem.
Todos os links recomendados são gravados na busca do Google, que indica essas publicações para os usuários que busquem por palavras relacionadas, criando assim, um novo parâmetro para a otimização de sites.
Curiosidade: Confusão de nomes
Antes mesmo do lançamento oficial do Google +, as opções de curtir do +1 já estavam disponíveis em algumas páginas. E isso tem feito com que alguns internautas confundam o nome da rede social com o da sua ferramenta.
Mas, nós não vamos cometer esse deslize, não é mesmo? Já sabemos que Google + é a mídia social e +1 é o nome dado ao “curtir” utilizado por ela.