A otimização de sites se tornou um assunto mais próximo das pessoas nos últimos tempos. Mas, poucas sabem realmente como funciona essa otimização.
De fato, o assunto começou a ser tratado com mais frequência devido à importância que ele tem para o resultado dos negócios no mundo virtual. O desempenho de um e-commerce, por exemplo, está diretamente relacionado com a sua otimização.
O que é SEO e como funciona na otimização de sites?
A otimização de sites está condicionada ao conceito de SEO (Search Engine Optimization). Essa engenharia de estratégias do mundo virtual, baseada em algoritmos, é aplicada para deixar os sites mais visíveis na internet, para que eles apareçam na primeira página dos principais buscadores, como o Google.
O SEO utiliza palavras-chave, que são digitadas pelos usuários da internet quando eles querem pesquisar algum assunto. Neste caso, vale um exemplo:
Quando alguém pretende comprar uma “máquina de café expresso” pela internet, normalmente escolhe um navegador e digita algo como “comprar máquina de café expresso” no Google. De imediato, uma lista de páginas aparece com ótimas oportunidades, ofertas e opções. Nessas páginas, o usuário tende a pesquisar a loja virtual e, possivelmente, fazer a compra. Todo este ciclo é uma consequência da otimização dos sites que, profissionalmente, investiram nas palavras-chave mais adequadas para o seu segmento e em SEO.
A internet possui milhares de sites do mesmo segmento, e apenas alguns sobrevivem neste mercado muito competitivo. Os que estão vencendo são aqueles que adotam serviços profissionais de otimização de sites, e como resultado são vistos pelos usuários da rede e conseguem fazer contatos, conhecer clientes e concretizar vendas.
Como é fácil de perceber, ter um site na primeira página do Google é o desejo de todo empresário que trabalha pela internet. E não é para menos, já que isso realmente significa lucro!
Como funciona a otimização de sites para ficar na primeira página?
Ficar na primeira página do Google não é fácil, mas é possível. Algumas técnicas de otimização de sites, com palavras-chave e SEO, são utilizadas para melhorar resultados provenientes de buscas na internet.
A principal maneira de otimizar corretamente um site é distribuir palavras-chave que fazem parte de um segmento de negócio. É muito importante reforçar que este é um trabalho profissional, já que a quantidade das palavras-chave e o posicionamento das mesmas podem tanto deixar um site em evidência quanto fazê-lo praticamente desaparecer da internet.
Produção de conteúdo
Outra estratégia que funciona na otimização de sites é produzir conteúdo original e interessante ao seu público-alvo, como forma de informar, educar, atrair e se tornar um site companheiro.
Basta ver que muitas pesquisas que realizamos com o termo “o que é?” ou “como fazer?”, nos direcionam a sites que nos dão boas respostas, que explicam muito bem, mas que também vendem algum produto de maneira indireta! Tudo está baseado em SEO e palavras-chave, mas de forma sutil.
Por fim, é importante ter uma URL inteligente, que pode ser chamada de amigável, mas que no fundo é perspicaz e funcional, e que gera resultados. Ela pode levar o nome de uma palavra-chave e este é um bom caminho.
Este trabalho é para uma equipe profissional, e a EX2 possui especialistas em Marketing Digital e técnicos que trabalham com SEO para otimização de sites. Entre em contato conosco!