Muita gente acaba se enganando nesse ponto, já que o Marketing de Conteúdo vai muito além de simplesmente falar sobre a sua empresa. Seu principal objetivo é perceber quais são as principais dúvidas, questionamentos e dificuldades de quem frequente o seu site e criar um conteúdo para solucionar esses problemas e informar o cliente, fazendo com que ele entenda mais sobre o assunto.
O intuito disso é gerar credibilidade e por fim fidelizar o cliente, influenciando-o em sua decisão de compra.
Mito 02: Falar sobre o que eu sei vai matar meu negócio e abastecer meus concorrentes
No primeiro olhar isso faz até sentido, se as pessoas souberem se virar elas não precisarão do seu serviço ou produto, essa é a lógica que a maioria das pessoas aceitam, mas se você analisar a fundo vai perceber que não é verdade, pois ao educar o seu cliente você passa credibilidade a ele, fazendo com que o mesmo tenha mais confiança na sua marca e opte pelo seu produto.
Passar conhecimento ao seu consumidor faz com que ele aceite a sua loja como uma especialista no assunto, além de torna-lo mais crítico na hora de realizar uma compra. Agora reflita comigo, se o seu cliente se torna mais analítico e considera a sua empresa uma expert em um determinado assunto, qual será o estabelecimento que ele selecionara para adquirir um determinado produto ou realizar um serviço?
Mito 03: Marketing de Conteúdo só existe na internet
Muitas pessoas acreditam que não é possível realizar um marketing de conteúdo off-line, elas esquecem que a síntese dessa estratégia de marketing é a produção de uma informação por uma marca que tenha como objetivo informar e não apenas vender um produto.
O primeiro de marketing de conteúdo foi no século 19, uma revista chamada The Furrow (tradução, o sulco, que seria a depressão deixada na terra pelo arado) fez uma publicação dando dicas sobre agricultura.
Mito 04: Preciso publicar todos os dias no blog, pois quanto mais conteúdo, mais resultados!
O marketing de conteúdo não está relacionado ao quanto você produz e sim a qualidade do material que você oferece. Mais importante do que publicar algo todos os dias é você ter uma agenda de postagens e respeita-la.
É claro que quantidade não deixa de ser uma coisa boa, mas não é foco, conta muito mais se você tiver alguns textos de qualidade do que uma porção deles sem muita relevância.
Mito 05: Marketing de conteúdo é sobre gerar tráfego
É comum se confundir nesse ponto, é verdade que a geração de tráfico é algo extremamente importante em uma estratégia de marketing e deve ser acompanhado de perto, mas o principal objetivo do marketing de conteúdo é educar o público.
Ou seja, informar o seu consumidor, ensinar a ele quais são as melhores soluções para o seu problema e como você pode ajudar, desse modo, para o seu cliente, você se tornar referência naquele assunto e influencia sua decisão de compra.
Mito 06: Copiar conteúdo de terceiros é uma forma de escalar a produção de conteúdo
Isso, com certeza, não é verdade, além de plagio ser um crime, fazer a publicação de um texto copiado de outros sites pode acabar te prejudicando, pois, o Google não valoriza esse tipo de ato e não dá visibilidade a links com conteúdo plagiado, dessa forma é provável que o número de visitas em seu site não seja acabe caindo e sua classificação no ranking do Google também.