CMS – Gerenciador de Conteúdo Otimizado

O que é um CMS ?

CMS (Content Management System) ou sistema de gerenciamento de conteúdos, é uma ferramenta que permite que seu administrador crie, edite, classifique ou publique qualquer tipo de informação em seu site.
O CMS ou sistema gerenciador de conteúdo (como iremos chamar daqui para frente), trabalha juntamente com seu banco de dados, elaborado por um programador, a modo que seu administrador apenas atualize um banco de dados com campos simples de fácil entendimento para inclusão de novas informações, conteúdo ou editar pequenas informações ou páginas existente no site.

Devo usar um gerenciador de conteúdo em meu site?

É cada vez mais difícil vermos sites estáticos, até mesmo quando não é necessário ter um gerenciador de conteúdo. Mas como sabemos quando devemos usar um gerenciador de conteúdo? Ou até mesmo como mostrar a um cliente que ele deve usar um gerenciador de conteúdo?
Algumas simples perguntas já resolveriam esta questã
 
Como descobrir se deve usar um CMS.
 

Selecionando e escolhendo um Gerenciador de Conteúdo

Há vários pontos ou fatores que devemos considerar ao escolher um gerenciador de conteúdo, muitos são gratuitos como Drupal e WordPress dentre outros, porém muitos são patenteados com custos de licença por site.
A grande maioria dos gerenciadores de conteúdo não foi desenvolvida tendo em mente as buscas orgânicas, outra menor parte foi criada para atender um determinado nicho, mas permitem a opção de serem expandidos ou diminuídos para outros fins. O ideal é que, em primeiro lugar, o gerenciador de conteúdo fique em perfeita sincronia com a demanda de conteúdo que você precisa.
Acredite se quiser, há empresas que criam intencionalmente gerenciadores difíceis de instalar ou configurar para que você seja incentivado a pagar aos desenvolvedores uma taxa de consultoria para resolver a questão para você!
Um dos fatores mais importantes, e que deve ser prioridade, é a facilidade com o qual o administrador configura ou altera alguma informação ou conteúdo do site.
A escolha do gerenciador de conteúdo é um processo importante e a escolha errada levará você a sérios problemas!

Gerenciador de conteúdo voltado para SEO

Antes de embarcarmos nessa nova empreitada e dar o primeiro passo na implementação de um gerenciador de conteúdo em seu site, precisamos saber se este gerenciador é voltado para SEO.Hoje podemos contar com inúmeros plug-ins e complementos de terceiros que complementam e ajudam em algumas funções, somente no diretório de plug-ins do WordPress há cerca de mais de 9.000 plugins.
Aqui irei abordar algumas questões básicas de SEO em gerenciadores de conteúdo que vale a pena conferir:
 

Tag’s HTML e Atributos

Outra opção, que não é menos importante que as demais, seria a implementação de tags html e atributos, tais como NoFollow, Alt, Title em links ou tags. Estes recursos podem ser embutidos e acessíveis pelo menu facilitando a vida do administrador, ou o gerenciador de conteúdo pode simplesmente permitir a edição manual do HTML, porém o administrador deve possuir um breve conhecimento em HTML.

Tag de Título

As tags de títulos devem ser pensadas para os mecanismos de buscas, o gerenciador de conteúdo deve permitir que o título da página seja totalmente personalizado.
Por exemplo, se a tag de título sempre tiver que começar com o nome da empresa, ou de seu site, seguido de algum sinal ( , ), ( / ), ( | ), depois seguido pelo nome do produto ou artigo, você estará entrando numa fria no que diz respeito a SEO.

Metatags

É imprescindível que um gerenciador de conteúdo tenha a capacidade de implementar metadescrições personalizadas, metatags, robots e ter controle editorial sob estas opções.

URL’s

-URL Estática

As URL’s estáticas são um problema a ser considerado, a plataforma CMS voltada para SEO deve permitir que o administrador cier sua URL “personalizada” de acordo com o que ele precisa, enriquecendo suas URL’s com palavras chaves. A presença de palavras chaves em suas URL’s podem ajudar em suas posições.

-URL livre de parâmetros e ID’s

Colocar na URL informações de sessões ou de rastreamento, como o caminho do clique de um usuário, é algo mortal para SEO. Geralmente leva a ter problemas de indexação e de conteúdo duplicado.

-Estrutura URL

Se a estrutura de uma URL padrão do gerenciador de conteúdo não satisfaz as suas necessidades é possível que você precise modificá-la. Por exemplo, se você não quiser /arquivos/ nas URL’s de todos os seus artigos arquivados, é preciso que você tenha a possibilidade de removê-lo. Ou caso você queira fazer uma referencia ao nome do artigo na URL em vez do ID do banco de dados do arquivo.

Redirecionamento 301 / 302

Infelizmente este é um dos recursos mais importantes que sinto mais falta em alguns gerenciadores de conteúdo, e realmente. Os redirecionamentos 301/302 realmente são de grande valor para um conteúdo expirado.

Feeds RSS

O gerenciador de conteúdo deve criar feeds RSS automaticamente para ajudar a classificação em outros mecanismos de feeds.

Bread Crumb


É também necessário o uso de Breadcrumbs (Navegação em Trilha) para SEO, por reforçar a estrutura de links internos juntamente com links ricos em palavras chaves. Visando sempre ao seu usuário ao dar a ele um mapeamento de onde ele está em seu site.

Sitemap.xml


Hoje temos inúmeras ferramentas de terceiros que podemos usar para criar um sitemap.xml, más é interessante que o administrador de conteúdo possa gerar sem ter problemas algum.