O que é uma conversão? É possível definir como toda ação benéfica para a empresa, podendo ser on ou off-line. Uma compra, pedido de orçamento, download de um aplicativo ou o tempo de permanência numa pagina específica são exemplos.
Realizar o acompanhamento das conversões é muito importante para mensurar quantas pessoas compraram ou preencheram determinado formulário. Ao executar estas ações é possível saber quais anúncios, palavras-chave e campanhas geraram tráfego e negócios.
Acompanhamento de Conversão
Para fazer este acompanhamento é necessária a instalação do código HTML em seu site. Especificamente na pagina que seus clientes visualizam depois de realizar uma conversão, por exemplo, em uma pagina de agradecimento exibida após uma compra ou o preenchimento de um orçamento.
Toda vez que um usuário clica em um anúncio de Links Patrocinados no Google ou em alguns sites parceiros, um cookie temporário (pequenos arquivos que sites colocam no computador com função próxima a um cartão de identificação) é inserido em sua máquina para que seja possível registrar esta conversão quando ele realizar essa ação.
Online
O hábito do consumidor vem mudando.Principalmente através da interação e aquisição online de produtos ou serviços.Contabilizar o caminho que o usuário fez para chegar a sua pagina de compra ou a experiência que ele teve é essencial para medir o seu retorno de vendas.
Offline
É imprescindível saber qual o impacto das campanhas de Adwords sobre o comportamento do consumidor e automaticamente sobre as vendas obtidas após o primeiro contato.
O comportamento de pesquisa e compra termina normalmente em uma segunda etapa, na qual o consumidor busca informações do produto ou passa por negociação. Somente em outro momento essa compra efetivamente é realizada, ou seja, a compra começou com uma pesquisa online e terminou por telefone. Para exemplificar conversões off-line pode-se pensar em uma venda por contato telefônico ou chat.