Que bacana! Você juntou uma quantia e pagou um programador para fazer o seu site. E isso era algo que você já buscava há muito tempo. Era um verdadeiro sonho de consumo colocar o seu negócio na Grande Rede.
E agora você conseguiu. Sucesso garantido, correto? Não… Com o passar dos meses começou a perceber que a taxa de navegação do seu site é bastante baixa e que não tem crescido (ou melhor, tem até diminuído). Você fala com seus amigos, avisa todo mundo que tem um site, mas é como se ele não existisse na Internet.
Então você para e se pergunta o que fez de errado para que seu sonho não alcançasse o resultado esperado.
Mas a pergunta talvez não seja exatamente “o que você fez de errado”. Provavelmente o ideal é questionar “o que você deixou de fazer”. E a resposta é simples: otimização de sites.
E, provavelmente, você nunca sequer ouviu falar desse nome e, mais ainda, do que significa otimizar um site. Então sugiro que você leia tudo o que vamos escrever agora e pesquise ainda mais. Depois disso, não perca tempo e procure uma empresa capaz de otimizar o seu site.
1 – Otimizar um site é aderir a métricas e procedimentos que farão com que você seja mais bem posicionado nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing.
2 – Aderir às práticas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) é projetar tudo o que há de conteúdo no seu site a partir de palavras-chave, que serão fundamentais para que as pessoas te encontrem nas buscas na Internet.
3 – Investir em SEO interno é trabalhar palavras-chave também nos códigos HTML. Isso te colocará na frente de diversos (quem sabe milhares ou milhões) sites do seu segmento e você dará um salto sobre a maioria dos seus concorrentes que também viviam alheios à essa necessidade.
4 – Usabilidade é fazer com que o seu site seja amigável para o seu público-alvo. Ou seja, detalhes como o tempo que ele leva para carregar, a disposição das informações na página, a cor de fundo, a cor e o tamanho da fonte, o número de poluições visuais (pop-ups, por exemplo), a objetividade das informações, a facilidade para encontrar todas as informações, a descrição correta do que seja o seu site, entre outras coisas, fazem parte de uma importante estratégia que vai conquistar aqueles que digitam o endereço do seu site ou que clicam num link que leva até você.
5 – Invista em conteúdo de qualidade e não tenha medo de “perder” algum dinheiro se aliando a pessoas e empresas que vão fazer o seu site realmente se destacar na grande “vitrine” virtual que é a Internet. Na verdade, você não estará “perdendo” dinheiro; estará, com certeza, GANHANDO e se destacando, pois ter um site é até fácil. Difícil mesmo é fazer com que as pessoas saibam que você existe no meio de milhões de outros sites que vendem a mesma coisa que você.