O maior desafio de uma empresa é vender com qualidade e gerar sempre resultados positivos. Porém o mercado está cada vez mais exigente e não é nada fácil agradar o público em todos os momentos.
As pessoas conhecem o seu produto e dos seus concorrentes e desenvolveram uma consciência crítica tão apurada que não é mais tão simples conquistar a adesão do consumidor.
E se o pensamento do público mudou, as empresas também têm que mudar a forma de persuasão de suas vendas e criar diferenciais.
Você tem que ser certeiro: chegar ao cliente na hora certa e oferecer o produto adequado e que atenda todas as necessidades dele. Mas como fazer isso? O seu diferencial tem que utilizar o Funil de Vendas para tornar o seu produto atraente e eficiente.
Mas como usar o Funil de Vendas se não sabemos como funciona?
Vamos às respostas!
Funil de Vendas é o caminho que o cliente faz desde a tomada de consciência a respeito do produto da sua empresa, passando pela avaliação, aprovação e finalizando com o compartilhamento da experiência dele com a sua marca.
Para isso, seus esforços devem ser direcionados às pessoas que realmente tem a intenção de consumir o seu produto, para que seja possível capturá-las e conduzi-las pelo funil.
Vamos construir o nosso Funil? Antes de qualquer coisa, defina o perfil do seu cliente. Definiu? Então vamos lá:
1 – Faça a prospecção para descobrir potenciais clientes.
2 – Qualifique os seus clientes (ele quer/pode/precisa do seu produto?)
3 – Apresente-se aos seus clientes e responda todas as dúvidas que eles têm em relação ao seu produto.
4 – Agora que você já se apresentou ao seu cliente, é hora de deixá-lo fazer a avaliação do seu produto. Você, inclusive, pode monitorar essa fase, colocando-se sempre disponível para ajudá-lo.
5 – Chegou a fase da Negociação. É hora de confiar na sua expertise e usar todo o conhecimento a respeito do seu produto. A venda está próxima.
6 – Chegou a hora do Fechamento. Falta apenas deixar claro para o seu cliente que o seu produto vai atender a todas as expectativas dele. Mostre quais os resultados que ele terá, o prazo de entrega, o pagamento e tudo mais que precisar ser detalhado.
7 – Venda concluída! Fim do processo, certo? Errado! O Pós-Venda é essencial para trazer satisfação, fidelização e indicação de clientes. Se você for bem indicado, não precisará repetir o Funil todas as vezes em que quiser chegar a um cliente.
E, não se esqueça: um cliente satisfeito será fiel à sua empresa.
E se você quer encontrar alguém que desenvolva o seu Funil de Vendas de forma profissional e eficiente, não perca tempo. Liga pra EX2!