O aumento do uso da Internet em dispositivos móveis e o crescimento do número de usuários de smartphones praticamente obrigaram as empresas a se adaptarem a essa nova realidade, através do Mobile SEO ou Otimização de Sites para celulares.

De acordo com várias pesquisas, cerca de 50% das pessoas acessam a Internet pelo menos uma vez ao dia pelo celular. As pesquisas em buscadores através dos smartphones acontecem diariamente e cerca de 80% das pessoas já buscaram informações sobre serviços e produtos pelo celular. Isso deixa claro que a Internet mobile tem sido o principal meio de acesso e tende a crescer a cada dia. Os dados foram retirados da pesquisa do Google sobre Smartphones no Brasil.

Agora imagine qual a reação de um usuário quando ele acessa o seu site e dá de cara com um formato antigo e sem adaptação para smartphone? A pior possível, não é verdade? Possivelmente ele irá embora e não procurará mais por você.

Por isso, é hora de dar os primeiros passos rumo às mudanças. Anote cada degrau, pois não há como fugir disso.

 

– O primeiro passo é analisar o Google Analytics. Ela dará a noção das porcentagens de visita ao seu site e a tendência de crescimento. Se isto for positivo, não há tempo a perder. Vamos para o Mobile.

 

– Também pelo Google Analytics é possível verificar quais são os tipos de aparelho mais utilizados e otimizar o site para estes dispositivos. Além disso, podemos verificar quais as palavras-chave que estão trazendo visitantes e quais as páginas que recebem mais visitas.

 

– É preciso levantar as principais palavras-chave e, assim, determinar que conteúdo é mais procurado em pesquisas mobile. Com o Google Adwords você terá todas as informações das pesquisas através de palavras-chave e também tem acesso a sugestões de outras palavras.

 

Feito isso, é hora de conhecer algumas soluções de otimização para Mobile.

 

1 – Design Responsivo

Esta solução consiste em modificar a versão original para uma que se adapte às interfaces de dispositivos móveis. Com a versão responsiva não há risco de conteúdo duplicado, economiza recursos e é bastante moderna. Através dela, qualquer dispositivo que acessar o seu site terá uma ótima experiência.

 

2 – Publicação Dinâmica

O servidor terá a missão de responder com um código HTML para o usuário Mobile e outro para os usuários de PCs na mesma URL. Não há nenhum risco de duplicidade de conteúdo e existe mais flexibilidade para oferecer um conteúdo relevante para cada usuário.

 

3 – Site Paralelo

Nesta opção existem duas URLs: uma para robôs de busca mobile e usuários e outra para robôs de busca de PCs e notebooks. A vantagem é a sua facilidade de implementação, pois não existe necessidade de fazer alterações no site original.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Fale Conosco
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?