Introdução aos Links Patrocinados

Procurar conteúdo na internet atualmente nos abre um leque de oportunidades que muitas vezes nem imaginamos que possa existir.
Produtos, serviços e oportunidades inovadoras estão a nossa disposição. E a distância? Apenas um clique.
Há uma infinidade de empresas querendo encontrar mais clientes, divulgar seus serviços e pessoas procurando exatamente por eles, ou, que não sabem que aquele serviço ali divulgado esta a sua disposição.
Os links patrocinados têm como objetivo divulgar seus produtos e serviços de forma mais clara e objetiva, já que, oferecem exatamente o que você esta procurando ou o que digitou em sua pesquisa em algum site de buscas, como por exemplo, o Google, UOL e Yahoo!.
Para aparecer no Google, por exemplo, você tem dois caminhos, a busca orgânica e os links patrocinados.

O Que é Busca Orgânica?

A busca orgânica é o resultado natural na pesquisa, ou seja, aqueles que não são pagos.
Para um site aparecer na busca orgânica é levado em conta, por exemplo, a formatação da página, sua relevância e conteúdo, estes são alguns dos requisitos básicos para os mecanismos de buscas encontrarem o site.
As agências de marketing digital e de criação e otimização de sites (SEO – Search Engine Optimization), utilizam essas técnicas para que o site apareça na pesquisa orgânica, porém não garantem necessariamente a primeira posição, mas melhoram o conteúdo e o resultado da busca.

Entenda os Links Patrocinados

Em 1998, o empresário americano Bill Gross criou o site GoTo.com que tinha por finalidade apresentar resultados de pesquisas pagas e um leilão de palavras-chaves que eram usadas para chegarem mais próximas do que o cliente estava procurando, proporcionando assim uma mudança gradual do perfil da internet. Em 2001 o Google comprou a patente do projeto por cerca de U$ 3 milhões, e hoje é líder do segmento.
O sitema de links patrocinados do Google é o Google Adwords, e é nele que são veiculados os anúncios, são uma forma simples e econômica de anunciar e conquistar mais clientes, já que a forma de pagamento é feita com bastante moderação, os valores são definidos pelo anunciante como o valor mensal que é investido, diário e pelo clique que só é cobrado se o internauta clica em seu anuncio que é o chamado CPC – Cost Per Click (Custo Por Clique).
Os anúncios possuem um valor mínimo de R$ 0,15 centavos e aumenta de acordo com a concorrência da palavra-chave – quanto mais pessoas anunciando com determinado termo, mais caro ele se torna.
Tais propagandas possuem uma quantidade determinada de caracteres, devendo seguir certas regras para serem apresentadas na rede de pesquisa e display e são classificadas de duas formas: segmentação por palavra-chave e por canal. Elas aparecem em um retângulo destacado acima dos resultados de busca orgânica e na lateral direita do site.
A conversão do site, basicamente é para o anunciante o que o anuncio gera de negócios, é a ação que o cliente realizou no site e que é de interesse da empresa, ou seja, pode ser uma compra, uma inscrição ou a visualização de uma página em destaque ou importante.
Com base no CPC e do CTR – Clicktrough Rate (Taxa de Clique) o anúncio que conter as palavras-chave e texto relevantes tem a melhor posição, ou seja, uma boa CTR no Google significa que o site tem mais credibilidade em suas informações e anúncios.

Potencialize resultados

Compreender a necessidade do mercado e investir de uma forma segura garante melhor resultado em Links Patrocinados, já que o investimento tem mais retorno de visitas para o site.
Veja algumas das vantagens de investimento nessa forma de anúncio:
• Aparecer nas primeiras posições com os links patrocinados dá mais credibilidade ao seu site;
• 64% dos usuários não passam da primeira página de resultados;
• 90% dos usuários abandonam a busca se não encontram o que procuram nas três primeiras páginas;
• 50% dos usuários dos sites de busca clicam em apenas um resultado e 80% em no máximo três – isso aumenta em quase 70% sua conversão;
• A taxa de conversão é cinco vezes maior que anúncios no formato de banners;
• O posicionamento da empresa aparece mais, uma vez que o site participa de diversos resultados relacionados ao seu ramo;
• O resultado é imediato, a campanha assim que entra no ar, já começa a aparecer e gerar tráfego de resultados;
• Sites de buscas são os mais utilizados na internet, perdendo apenas para o e-mail.