A publicidade está presente em todos os lugares e é capaz de mover o mundo.
Assim como no mundo offline, onde empresas nomeiam campos de futebol e novidades e informações de produtos aparecem nas rádios, revistas e canais de TV, entre outras opções, a publicidade online não deixa de estar o tempo todo presente.
A versão online da publicidade não difere da publicidade tradicional em seu contexto social, até mesmo porque tudo está ligado, mas é uma forma de comunicação que abre infinitas possibilidades, especialmente quando pensamos no atual nível de conectividade das pessoas.
A internet como mídia
Para abordar as ações que podem ser realizadas no mundo da publicidade online vou falar aqui sobre mídias sociais, links patrocinados, comparadores de preços, compra coletiva, e-mail marketing, vídeos online, portais de notícias e game marketing.
Acho muito? Pois é, isso é só o começo, quando se trata de marketing digital e publicidade online a criatividade é o limite!
Ainda é possível incluir em sua estratégia de marketing digital muitas outras ações como display ads (anúncios no formato de banner em sites específicos), widgets, podcasting, videocasting, entre outros, sem contar com tudo que o mobile pode oferecer. Para mais informações, a dica mais importante é consultar um especialista.
Mídias sociais
Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Linkedin, Ask.fm e muitas redes sociais estão por ai, conquistando milhões de usuários na internet e se tornando um importante meio de exposição para marcas e produtos.
Ter uma fanpage ou perfil para a empresa já se tornou algo comum e extremamente importante para a comunicação, porém elas não são as únicas formas de trabalhar com as redes sociais. As redes sociais já estão preparadas para os anunciantes e oferecem plataformas completas para publicidade (Exemplo: Facebook Ads, Promoted Tweets, etc.).
Também é possível realizar parcerias com páginas e perfis famosos de diversos setores. Alguns deles possuem uma audiência tão grande que são verdadeiros “veículos” dentro das redes sociais.
Vídeos Online
O mercado de vídeos online no Brasil é incrível e é uma ótima oportunidade para as marcas. O País possui 42,9 milhões de espectadores de vídeos online e alcança cerca de 82% dos internautas.
No quesito publicidade é possível criar dois tipos de ações diferentes: anúncios em links patrocinados (que estão relacionados com a Rede de Display Google, no caso do Youtube) e participação em conteúdo, que basicamente consiste em fazer uma parceria com canais desejados para que eles apresentem sua marca ou produto no conteúdo do vídeo.
Vale lembrar que outros sites de vídeo online, como o Vimeo e o Dailymotion, também podem ser considerados para sua estratégia online além do Youtube, atual líder de mercado. Tudo depende de seu produto, marca, público-alvo, orçamento e perfil de empresa.
Links Patrocinados
Os links patrocinados – uma das opções que podem ser trabalhadas no SEM (Search Engine Marketing, ou Marketing de Busca) – são pequenos anúncios que aparecem em destaque nos mecanismos de busca.
A ferramenta de links patrocinados mais conhecida é o Google Adwords, que permite anúncios totalmente personalizados e condizentes com o orçamento do anunciante. Os anúncios em Adwords também podem ser exibidos na Rede de Display Google.
Comparadores de preço e Compra coletiva
Se você possui uma loja virtual, uma boa estratégia de divulgação em comparadores de preço é vital. Eles garantem ótima exposição e o investimento pode ser totalmente personalizado.
Buscapé, Bondfaro, Zoom, JáCotei e Google Shopping são apenas alguns exemplos dos comparadores existentes atualmente no Brasil.
Além de produtos, também existe a opção de oferecer serviços pelos comparadores de preço. O Mercado Livre, maior site de comércio eletrônico e leilões da América Latina, também é mais uma opção interessante para as empresas de ecommerce.
Já os sites de compra coletiva, oferecem oportunidades para um número ainda maior de anunciantes: lojas virtuais e físicas, restaurantes, lanchonetes, bares, casas noturnas, empresas de serviços, entre outras.
Alguns sites famosos desse setor são: Groupon, Peixe Urbano, Hotel Urbano, SaveMe e ClickOn.
E-mail marketing
Muito utilizado para newsletter de blogs e sites, o e-mail marketing é uma ferramenta barata de publicidade e um meio de comunicação ainda muito eficiente para marcas e empresas de diversos setores.
Algumas pessoas acreditam que a “era” do e-mail marketing já tenha passado, porém, essa ferramenta continua retornando ótimos resultados com investimentos que cabem no bolso de qualquer empresa.
Portais
Os portais de noticias são praticamente os únicos veículos de massa (em analogia à publicidade tradicional) que a internet pode proporcionar. Neles estão incluídos o Terra, G1, Uol, R7, MSN Brasil, IG, entre outros.
Esses portais recebem um grande número de visitantes por minuto e, como característica comum, possuem sites verticais segmentados em conteúdos diversos (Exemplo: Uol Esportes, Terra Economia, etc.). Geralmente eles são a última opção na hora de criar uma estratégia de marketing digital pelo custo X benefício que implica, porém, a máxima “cada caso é um caso” não deixa de ser importante aqui.
Game marketing
Podem ser advergames (jogos criados por marcas como forma de publicidade), jogos sociais (disponibilizados para jogar em redes sociais como o Facebook) ou a participação em jogos online.
O mundo dos jogos detém bastante audiência, principalmente jovem, e é muito interessante para algumas marcas.