A otimização de sites é um processo que surgiu por razões e objetivos simples, mas que ainda gera muitas dúvidas até mesmo para aqueles que já tiveram algum contato com ela.
Para acabar com algumas dessas dúvidas, hoje preparei esse artigo para vocês!
Mas, o que é mesmo Otimização de Sites?
Otimização de sites, também chamada de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), é um processo que trabalha diversas variáveis externas ou internas em torno de um site buscando maior conversão.
Complicou? Vamos descomplicar!
Conversão
Conversão é o cumprimento de uma meta ou objetivo previamente definido. Ela pode variar de acordo com o tipo do site ou do segmento e que está aplicada.
Em um e-commerce, por exemplo, o objetivo é realizar uma venda, então essa é a conversão. Em um blog o objetivo é criar engajamento, então a conversão pode ser um comentário, ou um compartilhamento nas redes sociais. A conversão pode ser também um e-mail enviado por determinado formulário, a visualização de uma página especifica, o aumento no número de visitas ou no tempo de permanência no site, entre muitas opções.
Melhorias de on-page
Como a otimização tem como principal objetivo melhorar a experiência do usuário para que assim aumente a conversão, as melhorias de on-page, ou otimização on-page, são extremamente necessárias.
Entre muitos aspectos que podem ser trabalhados estão o conteúdo do site, a disposição de links internos, a organização e apresentação das informações, o design do layout e a tecnologia utilizada.
O objetivo é estudar a necessidade do usuário do site e tornar o acesso às informações que ele precisa mais simples o possível em qualquer dispositivo que ele utilize (até mesmo por isso é a cada dia mais necessário pensar em possuir um site mobile otimizado, por exemplo).
Link Building
A otimização de sites off-page, ou seja, o Link Building é um processo que busca trabalhar as referências que são feitas para determinado site por toda a internet. Esse é o tipo de otimização que trabalha externamente ao site que se deseja otimizar.
Fazendo um paralelo com conceitos de comunicação, o Link Building se assemelha bastante com um trabalho de assessoria de imprensa.
Em seu geral, é pautado na criação de conteúdos originais e de qualidade para atrair a criação de links para determinado site e torná-lo referência em seu segmento de atuação, o que gerará maior relevância para a classificação nos resultados de pesquisa.
Trabalhando com os buscadores
Os mecanismos de pesquisa foram criados para facilitar a vida dos usuários, por isso, os mesmos criaram plataformas completas para os anunciantes e algoritmos de classificação para filtrar o melhor conteúdo que deve ser apresentado ao usuário quando o mesmo realiza uma busca com uma palavra-chave especifica.
Pensando dessa forma fica claro que os mecanismos de pesquisa têm como objetivo oferecer a melhor experiência para os usuários. Um site que também tem essa preocupação em seu conteúdo, layout, arquitetura e tecnologia, pode ser considerado um site otimizado.
SEM, o quê?
SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing de Buscas, é uma ferramenta de marketing que trabalha os mecanismos de buscas existentes, ou seja, os buscadores que utilizamos dia a dia (Google, Yahoo!, Bing, entre outros).
Tanto a otimização e sites, quanto os links patrocinados, são processos a ser trabalhados no SEM. Entender a diferença entre esses dois processos também é muito importante.
Os dois processos trabalham com base nas palavras-chave mais importantes para determinado seguimento, selecionando-as com base no volume de busca que cada uma representa (ou seja, o número de vezes que alguém realiza uma pesquisa com tal palavra-chave).
A diferença entre eles é que os links patrocinados são verdadeiros anúncios posicionados em lugares estratégicos, gerenciados por uma plataforma específica (no caso do Google, o Adwords) e dispostos pela forma de pagamento CPC (Custo por Clique). Já a Otimização de Sites (SEO) busca melhorar a classificação no ranking dos resultados orgânicos, ou seja, nos resultados de pesquisa que não são pagos como anúncios.
Não há como dizer que um processo é melhor ou pior do que o outro por que cada caso é um caso e tudo varia de acordo com a estratégia e com os resultados que se deseja obter com o site.
No geral, o mais indicado é criar uma estratégia combinando os benefícios dos dois processos. Por isso, quando houver alguma dúvida sobre SEM, SEO, Links patrocinados ou marketing digital, consulte sempre uma agência especializada. #Ficaadica \o/