As mudanças no Facebook, a maior rede social de todos os tempos

 Hoje em dia, o número de usuários do Facebook só aumenta. O Brasil está em terceiro lugar com 44,6 milhões de membros inscritos, perdendo apenas para os Estados Unidos, local onde a rede foi criada, e para a Índia.

Por ser uma rede conhecida mundialmente e de grande importância, o Facebook sofre mudanças constantemente.
Conheça neste artigo, algumas importantes mudanças da rede social mais querida do mundo!
 

Imagens

Não importa o lugar que você acesse seu Facebook, as imagens agora são maiores quando mostradas no Feed de Notícias, mantendo assim uma proporção (largura de 1,91 vezes a altura), que faz com que suas imagens fiquem nítidas e bem apresentadas quando vistas de qualquer ângulo.
Para o Feed de Notícias, o Facebook recomenda imagens em miniatura de 400 x 209 pixels, imagens menores serão automaticamente redimensionadas para 154 × 154 ou 90 × 90 pixels.
No celular, o tamanho da imagem recomendado do Facebook é de 560 × 292. Imagens menores do que isso vão ser redimensionadas para 100 × 100 pixels.

Tamanho de imagem para o Facebook

Ranking de Notícias

O algoritmo do Feed de Notícias (também conhecido como News Feed) de hoje é muito mais sofisticado do que o de alguns anos atrás. O Facebook tem, crescido muito desde o lançamento simultâneo, em novembro de 2007, do Facebook Ads (anúncios) e as fanpages (páginas na rede social).
Empresas, clubes, organizações, produtos, marcas e figuras públicas começaram a criar páginas no Facebook e usá-las para tentar alcançar novos fãs. Isso significou mais conteúdo e mais chances de obter audiência.
Atualmente o algoritmo que classifica os posts (Edge Rank) está mais inteligente e, segundo o Facebook, sua avaliação conta com mais de 100 mil pontos individuais para criar o ranking.
 

News Feed FYI

O Facebook anunciou também recentemente uma série de posts denominada de News Feed FYI que tem como função “destacar grandes atualizações para o Feed de Notícias e explicar o raciocínio por trás deles.” Se você quiser se manter atualizado sobre mudanças no algoritmo de Feed de Notícias, este é um bom lugar para começar.
 

Monitoramento

O Facebook criou novas e melhores perpectivas de monitoramento e permitiu aos administradores de páginas acesso à informações mais úteis.
A nova visão do painel de monitoramento do Facebook inclui gráficos de crescimento por páginas curtidas, pós-alcance e engajamento. Também inclui uma seção pós-cliques que mostra quantas vezes um post recebeu um “click stealth”, ou seja, um clique que não resulta em uma historia.
Agora você pode adicionar pontos de referência para suas ideias e testar quanto sua página está sendo executada sobre determinados períodos de tempo. Isto pode ser realmente útil para testar o desempenho.
Felizmente, os novos insights do Facebook tornam isso mais fácil do que nunca. Agora você pode ver como muitos de seus fãs estão gastando tempo no Facebook (em geral, não apenas na sua página), em cada dia da semana.
Você também pode navegar por um dia específico para ver como estão ocorrem as mudanças ao longo de horas e por último, você pode ver os usuários que curtem sua página contra aqueles que não curtem. Essas modificações podem ser muito úteis no trabalho para publicação de conteúdo que agrade todos os seus fãs.

Ranking do Facebook

Postagens

Uma mudança significativa nos posts é a introdução do recurso “editar” em publicações antigas.
Esse recurso ajuda muito naquela hora que você percebe que cometeu algum erro depois de já ter publicado seu post, invés de ter que excluir o conteúdo, agora você apenas clica em “editar”.
Além da edição após a publicação, o novo recurso permitirá que os usuários mantenham um histórico das alterações que fizerem.
 

Videos em Auto-play

O auto-play é um novo recurso relacionado aos vídeos, agora quando você se depara com um vídeo no Feed de Notícias, ele vai começar a tocar no próprio Feed de Notícias, instantaneamente, não possuindo a necessidade de abrir esse vídeo em outra página.
Inicialmente, apenas os vídeos de perfis pessoais, páginas verificadas e páginas de bandas e músicos estão com o recurso auto-play.
Nesse momento, esse recurso só está sendo testado no Facebook para dispositivos móveis.

Vídeos em Auto-Play no Facebook Mobile

 

Novas atualizações de status

O Facebook anunciou o lançamento de novas opções de atualização de status com as atividades que cada usuário está realizando.
Todo mundo conhece a pergunta original do Facebook: “O que você está fazendo”? , agora o Facebook resolveu expandir essas perguntas para um nível mais divertido. Passaram a ser coisas do tipo : “Como está se sentindo?”, “O que você vai fazer?”. Além de saber essas coisas básicas, a rede pergunta “O que você está assistindo?” “O que você está lendo?”, O que você está escutando?”, “O que você está comendo?”, para citar alguns exemplos.
É apenas mais uma maneira para as pessoas representarem visualmente o que elas estão fazendo e como elas estão se sentindo através das postagens no Facebook.
 

Novas atualizações de status no Facebook.

Hashtags

Recentemente, o Facebook aderiu às tão famosas hashtags, para ajudar marcas e produtores de conteúdo a compartilharem curtidas, imaginando que elas impactariam, de alguma maneira, no fluxo de suas publicações.
Porém, segundo pesquisa divulgada pelo EdgeRank Checker, serviço especializado em métricas do Facebook, a chance de interação entre usuários durante um post é maior quando não há nenhuma hashtag. Eles explicam também que as pessoas não clicam em palavras que contenham o símbolo. Há ainda outra questão, muitos dos perfis na rede social são fechados, não permitindo assim a visualização e avaliação completa de um determinado tema.
Foi contabilizado, que as hashtags foram mais utilizadas em postagens de fotos. Outro dado curioso, é o numero de hashtags utilizadas em uma mesma postagem, a maioria das pessoas utilizam apenas uma.
Ainda assim, o uso das hashtags é muito interessante quando utilizado corretamente, por ser um recurso novo no Facebook, existe a possibilidade de ocorrer um tempo de adaptação dos usuários.
 

Stickers

O Facebook implantou stickers, que são imagens mais elaboradas que os emojis e os emoticons, que tinham mais espaço na comunicação via SMS em celulares simples, agora está disponível no bate-papo do Facebook.
Podemos considerar como uma nova forma de comunicação, que está tendo ótima repercussão.

Sticker, os novos emoticons do Facebook.

Aproveite os novos recursos para melhorar as postagens

Quando incorporadas, as mensagens podem ter alguns itens inclusos como fotos, vídeos, hashtags e outros conteúdos. As pessoas também podem curtir e compartilhar o post diretamente da publicação para outros meios, como blog, sites.
Somente posts definidos como públicos podem ser compartilhados em outros sites, ou seja, quando você criar um post público, e usar a hashtag #carro, por exemplo, clicando nessa hashtag você conseguirá ver todas as publicações públicas de usuários, que acrescentaram a mesma hashtag que você e estão falando do mesmo assunto.
Os usuários podem interagir curtindo ou comentando com as mensagens que são incorporadas em outros sites por curtir páginas e por seguir outros usuários.
Isto significa que quando você usar hashtags, vídeos e fotos embutidas nos seus posts e na sua página poderá ajudar a aumentar o seu número de seguidores e de curtidas.
Todas essas pequenas mudanças fazem toda a diferença em um mundo repleto de marketing e comunicação. Vale a pena observar o Facebook como uma ferramenta que vai além de lazer, uma ferramenta que ajuda no sucesso de sua marca!
Para saber mais, conheça o serviço de Facebook Marketing da agência EX2.