A Era das Redes Sociais

Redes sociais. O ápice da comunicação digital.

Desde o primeiro e-mail enviado pela internet em 1971, se relacionar com as pessoas pelo mundo digital se tornou algo possível.
Hoje em dia, as famosas mídias sociais ou redes sociais digitais são um verdadeiro vício. Só na página do Facebook, a rede de maior sucesso da atualidade, 51% da população brasileira acessa a rede diariamente e são gastas em média 8 horas por mês, um número bem acima do tempo de acessos registrados em outros países, 6,3 h.
Além do grande avanço em comunicação, as redes sociais representam um grande avanço em marketing digital. Hoje é impossível que uma empresa ou marca tenha sucesso, independente de seu ramo de atuação, sem utilizar as redes sociais em seu plano de comunicação.
Mas como foi que tudo isso tudo começou?

Breve História das Redes Sociais

Redes Sociais. Uma nova era.
Confira aqui uma pequena história sobre as principais redes sociais:

ClassMates.com (1995)

Logotipo atual Classmates.com
Considerado a primeira rede social, tinha o propósito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade e escola. Fez bastante sucesso no Canadá e Estados Unidos, porém o serviço era pago, diferentemente das que viriam depois.

Sixdegress (1997)

Logotipo atual Sixdegrees.com
No mesmo ano em que foi lançado o AOL Instant Mensseger (o primeiro serviço de mensagens instantâneas) surgiu essa rede social com o nome inspirado na teoria dos seis níveis de amizade (a teoria tenha a premissa de que a cada seis pessoas que conhecemos, temos um amigo em comum). Ela foi a primeira rede social a permitir a criação de um perfil virtual, publicações e listas de contatos.

Friendster (2002)

Friendster se reinventando como uma rede social focada em jogos eletrônicos.
Inúmeras redes sociais foram criadas nesse meio tempo, mas a primeira a fazer realmente sucesso foi a Friendster. É a rede social que inaugurou e inspirou o formato de todas que conhecemos hoje. Na época 1 em cada 126 internautas a utilizavam e nela foi registrado um incrível número de 3 milhões de usuários. O Google chegou a fazer uma proposta de compra de US$ 30 milhões que foi recusada. Não se passou muito tempo e a rede não suportou tantos usuários, tendo muitos problemas, até chegar à falência alguns anos depois. Hoje está tentando se reinventar como uma rede social voltada para jogos.

My Space (2003)

Logotipo da nova geração do MySpace, que hoje, tenta se focar no mundo musical.

Depois do sucesso da Friendster surgiram muitas redes sociais, inclusive a My Space. Ela foi inteiramente codificada em apenas dez dias com um layout “clone” da Friendster. Com o tempo e muitas atualizações ela se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo, encontrando mercado inclusive aqui no Brasil, por ser interativa e permitir espaço para músicas, fotos e um blog pessoal para cada integrante.

LinkedIn (2003)

Logotipo da atual Linkedin, a rede social profissional.
Hoje muito famosa, e indispensável profissionalmente, funciona como uma espécie de currículo virtual. Nasceu com uma proposta totalmente diferente: conectar profissionais a empregadores e vice e versa e não qualquer tipo de contato. Inclusive, suas interações são chamadas de conexões e não contatos ou amigos como é de costume em outras redes.
 

Orkut (2004)Orkut. Aquele que já foi o rei do Brasil, agora vive de migalhas.

Logotipo atual Orkut, o antigo rei do Brasil.
O Orkut foi criado por um funcionário do Google com a proposta de possibilitar a criação de novas amizades aos usuários e trouxe consigo um conceito inovador: as comunidades de interesses em comum. Logo a rede foi adquirida pela gigante Google e seu sucesso foi realmente incrível, principalmente se falarmos da quantidade de usuários e interações no Brasil e na Índia, países em que fez mais sucesso. Hoje perdeu mercado de uma forma terrivelmente rápida por uma rede social coincidentemente criada no mesmo ano.

Facebook (2004)

Agora é a vez do Facebook, a mais famosa rede social!
Idealizada por estudantes da universidade de Harvard a rede social de maior sucesso de todos os tempos foi criada para a interação dos estudantes dessa universidade e somente em 2006 foi aberta a todo o público. Hoje no Brasil, o Facebook lidera o ranking das redes sociais com mais de 56℅ de preferência. A equipe do Facebook foi clara ao dizer que quer transformar a rede social em uma espécie de “internet” dentro da internet, possibilitando cada vez mais que seus usuários façam tudo sem sair de sua página. Há rumores de um possível lançamento de um navegador (resultante da compra do navegador Opera) e um site de buscas com a marca Facebook.

Twitter (2006)

Logotipo atual microblog e rede social Twitter.A forma mais rápida de comunicação existente hoje pode ser considerada a plataforma de microblog chamada Twitter. Ela passou alguns anos no anonimato, até 2008 a preferência dos brasileiros era o Orkut, mas a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espaço. Hoje, ela é a rede social favorita dos artistas e figuras públicas e com seus 140 caracteres conquistou um mercado diferenciado que, de certa forma, não compete com o Facebook.

Google+ (2011)

Google Plus. Um longo caminho a trilhar.
Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado Google+ (Google Plus), destacando os círculos de amizades como na vida real. Aparentemente deu certo, levando artistas para representar a rede social e a presença de uma nova ferramenta chamada Hangout, onde é possível fazer conferências em tempo real com vários usuários, houve uma explosão de 90 milhões de cadastros, porém as pessoas ainda preferem o Facebook ou o Twitter, o que claramente indica que a Google+ ainda tem um longo caminho a trilhar.