Vinculando sua conta Adwords com Analytics


Muitas pessoas acabam tendo alguns problemas com a vinculação de suas contas Google Analytics e Adwords, aqui abordaremos a resolução destes problema.

• Não consigo visualizar métricas de minhas campanhas Adwords no Analytics.

• O Google Analytics mistura minhas visitas de links patrocinado com visitas orgânicas

Antes de iniciarmos esta configuração no Adwords, verifique se você está logado com sua conta Google que possua acesso administrador tanto ao Analytics quanto ao Adwords.

Iniciando a vinculação Analytics Adwords

Faço o login em sua conta Adwords em http://adwords.google.com.br, após logar siga o passo a passo:
1. Clique na guia ferramentas e análises em Google Analytics

2. Clique na guia administrador na parte superior a direita.

4. Clique na conta que deseja vincular ao Adwords.

4. Clique na guia Origem de dados.

5. Clique na guia Adwords e em Vincular contas.

6. Agora selecione o perfil de sua conta Analytics que queira vincular ao Adwords, depois clique em continuar.

Agora suas contas devem estar vinculadas. Se você estiver com a codificação automatica ativada, o Google Analytics começará automaticamente a codificar os links do Google Adwords, então você poderá analisar o comportamento de visitantes provenientes tanto de busca orgânica quando de links patrocinados.

Codificação Automática

O que é codificação automática?

Com a codificação automática você tem alguns benefícios que são:

• Não terá o trabalho de codificar todas as URL’s de destino

• Ela elimina os erros que você poderia cometer ao tentar codificar manualmente cada URL com alterações de palavras maiúsculas e minúsculas.
Por exemplo, utm_source=Google é diferente de utm_source=google.
• Ela também oferece dados mais detalhados no Google Analytics

Relatórios de codificação automática x relatórios de codificação manual

A codificação manual fornece somente cinco dimensões de dados sobre uma visita do Google AdWords:

  • campanha
  • origem
  • mídia
  • conteúdo (criativo)
  • palavra-chave

No entanto, a codificação automática fornece essas cinco dimensões e também várias outras dimensões:

  • Tipo de correspondência (ampla, de frase, exata)
  • Grupo de anúncios (o grupo de anúncios associado à palavra-chave/criativo e ao clique)
  • URL de destino (URL de destino do Google AdWords)
  • Consulta de pesquisa correspondida
  • Formato do anúncio (de texto, gráfico e em vídeo)
  • Rede de distribuição de anúncios (Pesquisa do Google)
  • Opção de segmentação de conteúdo (canais automáticos x canais manuais)
  • Domínio de canal (domínio na Rede de Display no qual seus anúncios foram exibidos)

Ao usar a codificação automática, você obtém dados de alguns relatórios adicionais que não estão disponíveis com o uso da codificação manual:

  • Partes do dia
  • Canais na Rede de Display (locais em que seus anúncios na Rede de Display foram posicionados)
  • Posição de palavra-chave (em qual posição seu anúncio foi exibido na Pesquisa do Google)

Como saber se estou usando a codificação manual?

Em sua conta do Google AdWords, abra a guia Campanha, clique na guia Dimensões e, no menu Visualizar, selecione URL de destino.
Se o URL de destino tiver um ou mais dos parâmetros de consulta a seguir, significa que você está usando a codificação manual:

  • utm_source
  • utm_medium
  • utm_campaign
  • utm_content
  • utm_term

Por exemplo, se o URL de destino fosse www.example.com, a versão codificada manualmente teria a seguinte aparência:
http://www.example.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=camp1&utm_term=keyword&utmcontent=creative

Ativando codificação automática

Acesse sua conta administrador Adwords acesse Minha conta >> Preferencias.