Existem muitas definições que abordam o tema Marketing Digital. Mas, em suma, entendemos que se trata de um conjunto de ações que uma pessoa, um grupo ou uma empresa realizam online com o objetivo de ganhar mais visibilidade e credibilidade, o que gerará novos negócios, melhorará o relacionamento com o público consumidor, desenvolverá a marca e fidelizará os clientes.
Todavia, para que o Marketing Digital seja feito da forma mais profissional possível, é preciso utilizar determinadas ferramentas que potencializam as ações online.
E para que você entenda exatamente do que estamos falando, separamos cinco ferramentas de Marketing Digital. Tome nota! Você vai precisar disso para fazer o seu negócio decolar.
SEO
– O Search Engine Optimization (SEO) é a ferramenta mais usada no Marketing Digital e, ao que tudo indica, a mais eficiente.
O motivo de existir do SEO é colocar a sua marca entre as primeiras no Google e nos outros buscadores, nas buscas orgânicas.
O SEO atua otimizando o seu site, fazendo com que ele carregue mais rapidamente em todas as plataformas, produzindo conteúdo relevante e trabalhando as melhores palavras-chave do seu segmento.
PPC
– O PPC também trabalha para posicionar bem o seu site. Mas, diferentemente do SEO que trabalha com a busca orgânica, no Pay per Click (PPC) você paga para ficar bem posicionado.
Os anúncios patrocinados, como os AdWords do Google, traz resultados bastante satisfatórios para o seu negócio.
Email Marketing
– Apesar de ser uma das ferramentas mais antigas, fazer Marketing Digital através de email ainda oferece resultados bastante eficazes para alcançar o seu público. Mas não se trata de enviar publicidade para milhões de pessoas. Para fazer um Email Marketing de qualidade, é preciso ser o mais segmentado possível e ainda trabalhar com as melhores palavras-chave.
Marketing de Conteúdo
– Do que adianta ter um site lindo visualmente se você não possui um conteúdo de qualidade para conquistar o seu público?
Você precisa criar uma imagem positiva para a sua marca. Para isso, é preciso agregar muitos esforços no blog do seu site, investir nas mídias sociais da sua empresa para estreitar o relacionamento com o seu cliente.
Por isso, você precisa entender que é o Marketing de Conteúdo que vai encorpar a sua ação de Marketing Digital.
SEM
– O Search Engine Marketing engloba todas as ações de Marketing Digital que procura bons resultados em sites de busca, como o Google.
Você precisa levar em consideração que a maioria dos internautas entram na Internet através dos sites de busca. E, toda vez que uma página é encontrada através de algum mecanismo de busca, é provável que essa pesquisa seja feita por alguém que tinha um interesse definido em determinado assunto, o que aumenta a probabilidade de que essa busca seja de qualidade.
O SEM engloba o SEO e o PPC.