A importância das palavras-chave para o SEO

Na busca pelo melhor posicionamento nos buscadores, em especial no Google, as palavras-chave são importantes armas para estar sempre nas primeiras opções e, de preferência, na primeira página.
E na estratégia de SEO (Search Engine Optimization) uma das principais ferramentas é a palavra-chave. Uma palavra-chave bem escolhida permitirá ao meu texto ou ao meu site uma posição de destaque nas buscas.
Por isso, quanto mais relevante ela for, mais bem posicionado você estará. Mas é importante ter em mente que ela tem que estar relacionada diretamente ao conteúdo que está sendo produzido.
E quem pensa que é tarefa fácil utilizar uma palavra-chave para posicionar um texto, está bem enganado. É bastante complicado escolher uma boa opção, aquela que geralmente as pessoas vão digitar nas buscas para encontrar conteúdo que trate do mesmo tema que você está abordando.
Com isso, a maior dúvida é: “qual seria a melhor palavra-chave para colocar o meu conteúdo?” Certamente a maioria das pessoas imagina que é aquela com maior procura, não é verdade?
Mas nem sempre esse é o melhor caminho porque muitas pessoas que estão trabalhando o mesmo tema que você devem utilizar a mesma palavra.
Na hora em que você estiver escolhendo uma boa palavra-chave SEO, opte por aquelas que mais descrevem o conteúdo apresentado no seu site.
 

Criando palavras-chave

 
Existem várias maneiras de escolher as melhores palavras-chave para o seu site ou texto. Porém, escolhemos esse passo a passo para te ajudar a escolher as melhores opções para que seu conteúdo obtenha resultados excelentes.
 
1 – Tente imaginar o que as pessoas digitariam nas ferramentas de busca caso estivessem procurando um conteúdo como esse que você está produzindo agora. Importante: cada palavra-chave pode ser formada por até 4 palavras juntas. Por exemplo, uma boa palavra-chave para o nosso texto de hoje seria “importância da palavra-chave”.
2 – Agora que você já fez uma lista de possíveis palavras-chave para o seu texto, é importante testar se elas realmente são populares. Para isso você pode usar uma das diversas ferramentas que estão disponíveis online. Uma delas é a Ferramenta de Palavra-chave do Google. O grande diferencial para o seu texto é escolher as palavras-chave que existem na procura, mas não são muito procuradas (para fugir da competição).