Todo projeto de Otimização de Sites começa com um briefing, levantamento e analise de dados para definição do projeto. Uma parte do levantamento de dados e do planejamento é devido à análise dos concorrentes. A seguir, algumas análises que você também pode fazer para encontrar os principais concorrentes nas SERPs (resultados orgânicos) e buscar boas informações para seu planejamento de SEO.
Como encontrar meus concorrentes de SEO
O primeiro passo é simples: buscar nas 10 primeiras posições do Google os sites que mais aparecem para lista de suas palavras-chave. Para tal, usamos algumas ferramentas (Ex. SemRush.com), mas você pode fazer isso gratuitamente buscando no Google.
Será possível observar que alguns sites se repetem mais que outros. Também existem palavras-chave de maior e menor concorrência, logo, com uma tabela bem feita você vai poder analisar quais são seus principais concorrentes de SERPs.
A seguir, um exemplo para ilustrar. É notável que nessa simulação, os Concorrentes A e C tem muito mais força para minhas palavras-chave que o Concorrente B. São eles que levaremos em consideração em nossas análises.
Analisar/Comparar os sites
Depois de conhecer os concorrentes que serão monitorados sempre, é possível responder algumas questões só de navegar por eles:
- Qual o tipo de conteúdo?
- Como as páginas são relacionadas e como são linkadas entre elas?
- Quais itens de on-page são atendidos? (um check-list vai ajudar bastante)
- O site tem blog ou notícias? Qual a frequência de atualização? Qual o tipo de conteúdo?
- Quais redes sociais são alimentadas? Qual a frequência? Qual o tipo de postagem?
- O site tem versão mobile? Qual conteúdo é apresentado nessa versão do site?
Esses tipos de características comparadas ao seu site vão ajudar a conhecer melhor seu concorrente em relação à otimização de site. Agora, você vai trabalhar para que seu site seja melhor e com melhor conteúdo do que o deles, correto?
Com todo esse trabalho você com certeza vai gerar uma lista de tarefas para seu site. Mas não para por ai. A seguir, mais algumas ferramentas que podem ajudar você na análise de concorrentes:
Google KeywordPlanner
https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner
Encontre e compare suas palavras-chave (volume de busca x concorrência). Você precisa se cadastrar no Google AdWords. Não é preciso pagar nada, apenas criar a conta.
Open Site Explorer
http://www.opensiteexplorer.org/
Analise a qualidade do domínio e links dos seus concorrentes.
ahrefs
https://ahrefs.com/
Use este site para analisar de onde vem os links de seus concorrentes e os seus que você nem sabia que existiam.
WooRank
http://www.woorank.com/pt/
Ferramenta para análise On-Page.
Essas são algumas dicas para fazer uma primeira análise de concorrência. Caso tenha alguma dúvida, você pode enviar através dos comentários desse post, e também, contar com o a Consultoria e implementação de otimização de sites da Agência Ex2!