Como transformar clientes em fãs

Tem gente que é fã de banda, outros de religiões, países, personalidades, astros do cinema e até mesmo dos seus concorrentes, sim dos seus concorrentes.
Aprenda com a Ex2 dicas de como transformar seus clientes em admiradores!

O cliente é o chefe

Marketing

Em uma definição simples e sem muitas voltas, marketing é um estudo do mercado que busca atender as necessidades e desejos dos consumidores. Com a popularização da internet, o surgimento das redes sociais e o aumento do consumo por meio das lojas virtuais, esse mecanismo ganhou novas ferramentas, chamadas de marketing digital.
 

Marketing Digital

O marketing digital é um modelo de estratégia que utiliza a internet como a principal plataforma de apoio para engajar as marcas e aproximá-las do seu público-alvo.
Em ambas as táticas, o cliente é o chefe, o que significa que é ele quem manda. Com a saturação das ofertas, neste modelo de mercado moderno, as ações das empresas são baseadas no comportamento da demanda, que em outras palavras é quem compra e consome.
 

Mix de Marketing Digital

Assim como o Marketing possui os 4p’s, sendo eles preço, produto, praça e promoção, dentro do Marketing Digital existe o Mix de Marketing, que é um conjunto de ações que utiliza tablets, smartphones e internet como meios de divulgação.
 

A voz da marca

Da mesma forma que uma pessoa, o brand precisa de personalidade e tom de voz.  Ter um bom relacionamento com o cliente, atualmente, significa torna-se amigo, inspiração. Estar com ele nos momentos de alegria, tristeza, motivação e sucesso.  Para que assim como este consumidor, muitos almejem a marca e com isso virem fãs.
Para não errar a mão, é a agência digital quem define junto com a empresa qual será o tom utilizado nas redes sociais.
 
 

Redes Sociais

 
O Brasil se tornou a capital das mídias sociais, isso porque 90% das nossas empresas as utilizam como estratégia, número esse que cresceu 25% só nos últimos dois anos, de acordo com pesquisas.
Atualmente as redes sociais mais utilizadas para a aproximação das marcas com o público-alvo são o Facebook e o Twitter. E são nessas ferramentas que os clientes se transformam em preciosos fãs e seguidores da empresa.
O conteúdo e o horário das publicações devem ser previamente elaborados de acordo o perfil demográfico, psicográfico e comportamental do target, e acima disso ser relevante, para que atinja um grande alcance e seja citado por mais contas.
A amizade com os clientes está a um clique de distancia, visto que hoje em dia até os celulares mais simples possuem estes aplicativos.

Melhores lembranças

Nesta etapa mais pessoas já tomaram conhecimento da sua marca e decidiram efetuar a compra. Este é o momento mágico pelo qual toda a campanha foi feita, por isso torne-o inesquecível e fidelize o cliente.
Seja em um e-commerce ou em um estabelecimento físico o atendimento deve ser eficiente e atencioso, o ambiente precisa ser agradável e o pós compra também.
No caso das lojas virtuais quem realiza este trabalho é o e-mail marketing e o remarketing, que tem como função fazer com que aquele consumidor não se esqueça da marca e volte a fazer novas compras.
Para que este trabalho seja bem sucedido procure uma empresa especializada em marketing digital e abra as portas do seu comércio para novos clientes.