Hoje no Brasil, o terceiro setor apresenta um alto crescimento e qualquer instituição sem fins lucrativos, independente de sua causa, uma hora esbarra em uma simples questão:
“Precisamos divulgar. Mas como?”.
Visibilidade é importante para qualquer empreendimento, mas para organizações do terceiro setor é algo essencial. Seja para atrair investidores e doações ou construir uma imagem sólida perante o público, investir em publicidade é algo vital. Foi pensando na necessidade dessas organizações que em 2003 o Google criou o, ainda pouco conhecido, Google Grants.
O que é?
O Google Grants é um programa de doação da Google para publicidade digital por meio de links patrocinados. Ou seja, é um Google AdWords gratuito para organizações que prestam algum serviço beneficente para a sociedade sem a obtenção de lucros. Além de proporcionar visibilidade para essas organizações na ferramenta de pesquisa mais popular na internet, o Google Grants disponibiliza para as instituições um valor de até US$ 10.000,00 por mês para publicidade gratuita. Esse valor também pode aumentar para organizações já participantes que solicitem benefícios adicionais por meio de comprovação da necessidade.
Grants, do inglês significa “subsídios”. E esse é o objetivo principal, oferecer subsídios para a existência e crescimento de organizações beneficentes. Essa animação disponibilizada no canal do Google Grants no YouTube é bastante explicativa:
http://youtu.be/IuDoyPW9ArA
Assim como o Google Adwords
Como nos links patrocinados AdWords, no Google Grants, deve-se selecionar palavras-chave que tenham maior relevância para a organização e criar um anúncio. Quando os usuários do Google fizerem pesquisas com essas palavras-chave, seus anúncios aparecem ao lado dos resultados de pesquisa e no topo da página, ou seja, os links patrocinados levam serviços e informações somente para quem procura por esses serviços e informações.
Quem pode participar?
Segundo a própria Google:
“O Google Grants é um programa de doação exclusivo que oferece publicidade gratuita no Google AdWords para instituições de caridade selecionadas. O programa Google Grants apoia organizações que compartilham nossa filosofia de serviço à comunidade, em áreas como ciência e tecnologia, educação, saúde pública mundial, meio ambiente, defesa dos direitos dos jovens e artes.”
O Google Grants não está disponível em todos os países, mas o Brasil está entre os beneficiados pelo programa.
Por mais que ele ainda não seja muito conhecido, mais de 4 mil organizações já são beneficiadas. Conheça os principais requisitos para participar:
- Possuir a certificação de existência e regularidade da instituição junto ao Ministério da Justiça, órgãos estaduais e municipais competentes, no caso de ONGs e Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). No caso de Associações ou Fundações, ser registrada como tal no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;
- Conformidade com todas as Políticas de Publicidade do Google AdWords, disponibilizadas ao solicitar o benefício ou na página do AdWords
- Deve-se ter um site. Os cliques nos anúncios só podem ser redirecionados se existir um site para a instituição.
- É exigência que os participantes do programa sejam contatos ativos. Isto significa responder às solicitações de e-mail da equipe do Google e fazer login todos os meses para acompanhar o desempenho das campanhas. Deixar de realizar o login por três meses consecutivos ou deixar de responder os e-mails do Google implicará na pausa ou cancelamento do benefício.
- Todas as páginas do site não podem conter quaisquer anúncios publicados que gerem receita para a ONG. Até mesmo anúncios publicitários do Google AdSense não são permitidos.
Como gerenciar e não perder o benefício?
Não existe uma data de término definida para o benefício do Google Grants, porém a Google é bastante rigorosa para a permanência das instituições. Um exemplo disso é justamente que, se suas palavras-chaves cadastradas forem irrelevantes, ou seja, se não estiverem alinhadas com o posicionamento da instituição, seu benefício poderá ser cancelado automaticamente.
Para o gerenciamento de seus anúncios, em sua conta do AdWords, você pode analisar as estatísticas de desempenho de suas campanhas de publicidade. Pode ver quantas vezes o seu anúncio foi exibido (impressões), quantos cliques recebeu, entre outras informações.
Você também pode acompanhar as conversões, como doações, assinaturas de boletins informativos e inscrições de voluntários.
Com acesso fácil a essas informações, é possível tomar decisões estratégicas sobre como expandir sua conta ou ajustar as palavras-chaves e os textos de anúncio com desempenho insatisfatório. Vale lembrar que o valor de cada palavra-chave não pode passar de R$ 1,00 por clique.
Para não perder o benefício por desconhecimento de ferramentas e técnicas ou falta de tempo, é indicado contratar uma agência ou empresa especializada para fazer o gerenciamento de sua conta e aproveitar esse grande e útil beneficio da melhor forma possível.