Mecanismos de Buscas

De onde vem essa nossa obsessão por informação?

Acho importante frisar que antes mesmo da internet já tínhamos a televisão as rádios, as revistas e os jornais como mídias e fontes de informações, porém, não bastavam. Estes meios que tínhamos como principal, não supriam, não respondiam todas as dúvidas, questionamentos e etc…

Quem nunca se pegou perguntando a si mesmo:

…ou qualquer outra dúvida que vem a cabeça ao ler ou ver algo pouco informativo ou incompleto. Não é todo mundo que tem tempo de acompanhar um jornal televisionado, muito menos disponibilidade de ficar ouvindo a rádio. As revistas eram mensais e os jornais semanais, nós não tínhamos o controle de buscar as informações que queríamos a determinada hora e lugar.

A medida que o tempo foi passando e a tecnologia aumentando, nós fomos ficando cada vez mais “obcecados” por informações, conhecimento e conteúdo, de fontes confiáveis e não menos importante o mais rápido possível de algum acontecimento. Hoje as pessoas podem obter acesso rápido a determinadas informações e respostas com as pesquisas dos mecanismos de buscas, coisas que, 20 anos atrás levaria no mínimo uma boa caminhada até uma biblioteca e horas e horas de pesquisas e leitura.

Mecanismos de buscas

Seria possível viver sem ?

Nós não viveríamos sem a internet, isso é FATO! Acredito que seja até meio caótico imaginarmos nossa vida sem a internet e sem os mecanismos de buscas.
Nós não perguntamos a nossos professores de escola “quando e quem descobriu o Brasil”, nós perguntamos ao Google! As crianças não tiram as dúvidas com os professores em sala por motivos as vezes de timidez ou de fazer uma pergunta óbvia de mais. Quem nunca se sentiu assim ou que nunca tenha passado por algo parecido que atire a primeira pedra!

Quantas buscas são feitas por dia?

Numero de buscas realizadas no GoogleSegundo dados da comScore são feitas aproximadamente 12,6 bilhões de pesquisas por mês, 400 milhões de pesquisas por dia em todo o mundo, ou seja isso equivale a cerca de 4.500 pesquisas por informação por segundo de cada dia, um número impressionante a ser analisado!!

Mercado de Busca

gráfico de mercado Conforme o gráfico acima mostra, o Google vem liderando o mercado aqui no Brasil com  uma fatia em  torno de 65%, em seguida vem os mecanismos de buscas.: Yahoo com 16% Microsoft com 14% Ask com 3% AOL om 2%. Porem não é em todo o mundo que o Google leva vantagem, na China por exemplo o principal mecanismo de busca é o Baidu.

O trabalho do Mecanismos de Busca

As buscas por respostas e informações rápidas e relevantes em mecanismos de buscas vem aumentando consideravelmente a algumas décadas em nossa sociedade, as pessoas pesquisam por respostas, locais, produtos, compras, download dentre outros e os mecanismos de buscas por sua vez,  com suas centenas de milhares de algorítimos, vem trabalhando para trazer e oferecer ao usuário em uma fração de segundos, maior quantidade de respostas relevantes, rápida e atualizada para determinada pesquisa.
Como a chave do sucesso dos mecanismos de buscas depende somente da relevância de seus resultados de pesquisa, o Google trabalha para aumentar a participação do mercado de nichos e “hits” em seus resultados,  fornecendo aos seus usuários os melhores resultados possíveis. Dentro deste amplo campo de testes e mais testes, algorítimos e mais algorítimos existem inúmeros estudos de comportamento de usuário, sitarei alguns!

Estudos / Pesquisas

Análise de usuário nas páginas de resultados do Google

Um estudo de mapa de calor realizado em 2006 pela Enquiro hoje Mediative, avaliou onde os usuários que faziam pesquisas no Google prestavam mais atenção em seus resultados.
Analisando a imagem do mapeamento de calor a baixo podemos ver claramente aonde os usuários se concentram  mais, os locais onde está um to de vermelho mais forte é onde ouve mais concentração pelos usuários e nas partes onde o tom é azul são onde ouve menos atenção pelos mesmos

mapeamento de calor nos resultados de busca
Mapeamento de calo realizado pela Enquiro, mostra onde os usuários concentram-se mais nos resultados de buscas.

Mapa de calor mostrando o tempo de visualização nos resultados do Google. Cada balão possui o percentual de participantes que visualizou a área e o tempo em segundos, que eles gastaram olhando para o local indicado.

Outro estudo bem interessante foi realizado pela User Centric, que teve por finalidade analisar o tempo que o usuário olhava aquele determinado local.
Este estudo foi realizado com 24 participantes com idade entre 18 e 54, eles foram gravados com  os rastreadores de olhos TobiiT60 integrado em seus monitores e realizaram uma média de 50 buscas por semana usando o Google e o Bing, más neste caso irei falar apenas do Google.
Nos resultados do Google, 4 áreas foram onde manteve um maior tempo da atenção dos usuários.:
1º lugar.: Resultados patrocinados no topo.
2º lugar.: Resultados patrocinados a direita dos resultados orgânicos.
3º lugar.: Os resultados orgânicos
4º lugar.: Painel esquerdo
Independentemente do motor de busca, a atenção visual foi focada principalmente na coluna do meio da página dos resultados de busca. Todos os participantes olharam para os resultados orgânicos mais da para notar que a atenção maior ficou também com o espaço dos resultados patrocinados.
Os campos laterais direito e esquerdo atraiu consideravelmente menos atenção. Apenas cerca de um quarto dos participantes analisaram os resultados patrocinados à direita dos resultados orgânicos, e muito poucos olharam para o painel esquerdo, que contém filtros.
Estudos como este podem ajudar muito atender onde e o que chama mais atenção, e melhor que isso, onde o usuário está gastando mais seu tempo, ou seja o que realmente está sendo interessante para ele dentro de seu site!