Você possui um blog sobre determinado assunto, seja moda, comportamento, curiosidades, dicas de restaurantes, ou até mesmo de variedades. De repente, alguém entra em contato lhe propondo um Guest Post. Ou você escreve textos e gostaria de tê-los publicados em algum site que lhe traga mais visibilidade e alguém lhe sugere realizar um Guest Post. Nesta hora você se pergunta: o que isso significa? Nós da EX2 iremos esclarecer um pouco mais sobre esta prática.
O que é Guest Post?
É um texto, criado por um autor convidado, ou voluntário, publicado em um site ou blog. Pode ser também alguém contratado pelo site para dar um depoimento, ou escrever sobre determinado assunto no qual ele tenha bastante conhecimento.
Que tipo de conteúdo é criado?
No Guest Post, o conteúdo é essencialmente informativo, com tom utilitário e educativo, sem nenhum cunho publicitário. Antes de tudo, o conteúdo de um Guest Post precisa ser obrigatoriamente original, não deve conter cópias de nenhum artigo ou texto informativo já existente sobre o mesmo assunto. É uma prática de otimização de site bastante utilizada, na área de link building é muito comum haver parcerias de empresas que possuem, ou contratam redatores profissionais, com blogs que abordam assuntos relacionados aos ramos de atuação de seus clientes, ou até mesmo da própria empresa.
Como o Guest Post é utilizado para link building
No link building, a prática do Guest Post é bastante comum, pois, no texto criado, além de haver um conteúdo totalmente exclusivo, podem ser inseridos alguns (em média 3) links em palavras-chaves, sendo que, estes links irão redirecionar as pessoas que clicarem nele para o site de uma empresa. As corporações que utilizam link building são aquelas que desejam ter mais acesso em seus sites e, consequentemente, mais visibilidade na Internet. Na maioria dos casos, esta prática é realizada através de agências de otimização de sites que possuem uma equipe de redatores, assim como a EX2.
Ok. Mas quais são as vantagens?
Como autor, você terá seu trabalho divulgado, fará vínculos com blogs e sites importantes, o que aumentará a sua network. Como empresa, só terá cada vez mais acessos em seu site, tornando-o mais relevante e melhorando a aparição dele nos resultados dos mecanismos de busca. Como dono de blog, ou site, terá um conteúdo totalmente novo e informativo no seu site, focado no seu público-alvo, sendo que, em alguns casos, é possível até mesmo escolher o assunto que será abordado no texto. Além do que, se o post for criado por uma agência especializada, o conteúdo do texto estará otimizado, o que proporciona mais acessos ao seu site, ou blog, também.