Social media – tendências para 2014

O ano de 2013 foi, sem sombra de dúvidas, marcado por altos e baixos, principalmente no âmbito do social media, pois, segundo Brian Solis, analista de social media, este ano marcou a transição da mídia social para o mainstream.
De acordo com ele, a mídia social passou de ser considerado um modismo, ou algo que poderá desaparecer rapidamente, para se tornar uma parte básica do nosso convívio social, através dos smartphones, tablets e notebooks. E o que podemos esperar para o ano que vem?
o que 2014 promete para o social media

O que 2014 promete

As esperanças para o próximo ano é que surjam algumas mudanças de prioridades, como o aumento do foco na monetização da mídia social, crescimento em conteúdos gerados pelos usuários e uma maior aceitação e compartilhamento de informações entre os mesmos.
Conheça agora algumas tendências lançadas por profissionais:

As empresas vão aperfeiçoar a forma de rentabilidade nas redes

A principal questão, quando se trata de mídias sociais, é: Como elas podem gerar dinheiro? Afinal, as pessoas têm a equivocada ideia de que, se as plataformas não trazem vantagens financeiras logo de início, elas não são viáveis. Porém, isso está totalmente errado e, aos poucos, as pessoas estão percebendo isso.
Nem o Facebook gerou lucros no início, contudo, a cada trimestre a rede social vem superando as expectativas da receita. Não é atoa que muitas empresas vêm investindo cada vez mais em Facebook marketing.

Compartilhamento de informações nas mídias sociais.Os usuários compartilharão mais ideias

Não é que as pessoas tenham perdido a necessidade de privacidade, mas, à partir do momento que elas recebem incentivos, seja através de curtidas, ou comentários, elas se sentem mais à vontade de disseminar suas ideias. Isso será ótimo para as empresas, pois, quanto mais compartilhamentos, mais visibilidade, mas, é claro, sempre tomando o devido cuidado com o conteúdo que está sendo passado para os usuários e, consequentemente, vinculado à empresa.

Os conteúdos que os usuários produzem são altamente relevantes

A melhor propaganda é aquela espontânea, a que o usuário satisfeito faz para seus amigos. Esta é a melhor forma de receber mais confiança e atingir novos consumidores. Nas mídias sociais isso não é diferente, todo e qualquer comentário relevante sobre a empresa, produto ou serviço, deve ser tratado com atenção e, de preferência, deve haver interação, para que o consumidor, mesmo que tenha alguma reclamação para fazer, sinta-se bem atendido.
Social mídia e o Facebook
 

Facebook ganhará mais respeito

As impressões que o aumento de marcas investindo na rede social gerou é que, a partir do ano que vem, o Facebook receberá o respeito que merece, como uma poderosa plataforma digital que é.
Este reconhecimento só não se deu ainda, devido o fato de que os investidores ainda o subestimam, porém, aqueles que já investem na rede como uma ferramenta de marketing digital, já apresentarão este diferencial.
O mesmo acontecerá ao Twitter, pois a rede possui muito espaço para crescer e, provavelmente, seguirá no mesmo caminho do Facebook.
Google plus ganha mais impulso.

E o Google+?

A rede social desenvolvida pela Google ganhará mais impulso e será cada vez mais difícil de ignorar sua presença, como a maioria das pessoas e empresas fazem no Brasil. Isso já começou, pois, atualmente, para conseguir realizar um comentário em qualquer vídeo do Youtube, é necessário fazer login no Google+. O apelo visual da rede também é um fator que chamará cada vez mais a atenção das empresas, pois, a tendência é que as pessoas deem cada vez mais importância aos conteúdos expressos através de formas visuais e, nisso, o Google+ se destaca!