A luta pelas primeiras posições nas ferramentas de busca como o Google, Bing e Yahoo são um dos maiores desafios de quem possui site e precisa chegar até um determinado público-alvo. Todavia, para ser visto pelo maior número de usuários possível, não basta apenas criar um site e colocá-lo no ar. É preciso utilizar técnicas que otimizem o conteúdo.
E as palavras-chave funcionam muito bem nas estratégias de otimização, pois através do SEO (Search Engine Optimization) você será capaz de se fazer visível e até ocupar as primeiras posições.
Os robôs dos buscadores têm acesso a todas as páginas na web e analisam o seu conteúdo através das palavras-chave. Por isso, quando alguém acessa algo que tem a ver com o seu conteúdo, sua produção é identificada como relevante para aquela busca.
Por isso, saber utilizar as palavras-chave é fundamental e quase vital para sobreviver na grande rede.
Então você não pode deixar de dar atenção para esse tópico. Vamos aprender um pouco das melhores maneiras de utilizar a palavra-chave? Anote!
1 – Escolhendo a palavra-chave
A forma mais utilizada é a cauda longa, que é uma forma de otimizar palavras-chave, evitando palavras genéricas e trabalhando com as mais específicas, as que realmente identificam e representam o conteúdo em questão.
Vantagens:
– tráfego de pessoas que realmente desejam consumir o seu conteúdo e que estavam procurando exatamente o conteúdo que você produziu;
– menor custo pelos cliques, no caso de campanhas de Ads;
– aumento das buscas.
2 – Quantidade de palavras-chave
É preciso ter equilíbrio no momento de utilizar palavras-chave. Nem tanto nem tão pouco…
Ideal é que se utilize, nos títulos, apenas uma palavra-chave, a principal que você deseja que seja otimizada; e, no subtítulo, é recomendado que você utilize outras palavras-chave que tenham a ver com o tema.
Mas não pense que apenas as palavras-chave resolverão o seu problema. É preciso que elas estejam inseridas num conteúdo de qualidade excelente, para que tudo seja considerado relevante.
3 – Variações da palavra-chave
Trabalhar com variações da palavra-chave principal é uma excelente estratégia. Para isso, você pode variar com singular, plural ou sinônimo; isso também melhorará a qualidade do seu conteúdo.
4 – O conteúdo precisa ser relevante
Apesar dos robôs de busca serem algo muito importante para o posicionamento do seu conteúdo, tenha em mente que você não deve produzir para eles, mas sim para o seu público-alvo. Seu texto precisa ser relevante, atraente, interessante.
E esse conteúdo de qualidade, somado a uma técnica de palavras-chave eficiente darão a você o posicionamento que espera.
Por isso, invista em técnicas de SEO, contrate profissionais experientes que podem fazer isso melhor do que ninguém. Mas nunca abra mão da qualidade do seu texto.