Não basta você gastar uma grana para fazer um site bem moderno. É claro que isso ajuda muito e cria um diferencial enorme para você ou sua empresa. Todavia, isso não é o suficiente porque há milhões de pessoas que possuem sites tão bons ou melhores do que o seu. Você precisa aparecer nas primeiras colocações nas ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.
Mas você sabe como fazer isso? Talvez até alguém pense que aquela hierarquia com que as opções aparecem quando você faz uma busca no Google é obra do acaso. Porém, você precisa saber que existem maneiras de colocar o seu site na frente dos seus concorrentes.
Isso se chama otimização de sites e consiste num conjunto de estratégias e métodos que atuam para melhorar o seu posicionamento nas buscas.
Todo esse trabalho é chamado de SEO (Search Engine Optimization) e realiza ações para que o seu site fique mais visível e atrativo. Você precisa ter em mente que a maneira ideal de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.
É importante que a utilização de técnicas de SEO se inicie desde o planejamento do seu site, mas se você já tem um site e nunca usou essa estratégia, não se desespere.
Ter um conteúdo de alto nível é um dos primeiros passos para criar interesse do seu público pela sua página. Além disso, você precisa lembrar que as buscas, geralmente, são feitas através de palavras-chave; por isso, você precisa utilizá-las nos conteúdos que você produz para que seja relevante.
Somando-se a isso, para que seu site fique bem posicionado, é necessário:
– Analisar o seu público-alvo – conhecendo o seu cliente, você poderá produzir aquilo que geralmente ele sente necessidade de buscar.
– Criar estratégias de ação e planejar – seu site precisa ser adequado aos seus objetivos. Por isso, o design tem que ter usabilidade, o código HTML e os links internos têm que estar atualizados.
É hora de sair do anonimato e se tornar bastante popular entre o seu público de interesse. Mãos à obra!