SEM – Search Engine Marketing – Entenda mais

Ao nos deparar com textos e matérias relacionadas à otimização de sites, é comum encontrarmos o termo SEM, ou Search Engine Marketing, que, traduzindo para o português, significa Marketing para Motores de Busca, mas, nem sempre fica claro em nossas mentes o que isso significa.
SEM - Search Engine Marketing - EX2
A Ex2 encontrou uma maneira simples de explicar o que é SEM. Confira:

O que é SEM? A gente te conta!

SEM é, na verdade, uma porção de técnicas voltadas para o Marketing da Internet, que visam promover um site nas páginas de resultados de buscadores, como o Google, por exemplo. Estas páginas são conhecidas como SERPs, ou Search Engine Results Pages.

SERPS - Entenda

Entendendo as SERPs

Ao realizarmos uma pesquisa em um buscador, os resultados serão exibidos em uma SERP, nela, é possível notar alguns links diferenciados. Aqueles que ficam na lateral da tela (alguns aparecem no topo também) são chamados de Links Patrocinados. Já os demais links que aparecem nos resultados de sua pesquisa, são nomeados de Busca Orgânica.
 
Tanto a busca orgânica quanto os links patrocinados têm bastante relevância para o SEM, visto que, os links patrocinados fazem parte de uma das estratégias do Search Engine Marketing, e os resultados exibidos na busca orgânica também podem ser melhorados através da otimização de sites, SEO.

SEM & SEO

SEM e SEO

O Search Engine Marketing pode ser dividido em duas partes: SEO, isso mesmo que você leu, o SEO é uma estratégia de SEM; e os links pagos.
Saiba melhor qual a importância de cada uma destas categorias para o SEM:

SEO – Otimização de sites

O SEO é a parte do SEM que visa a otimização do conteúdo de um site, através de técnicas que utilizam a inserção de palavras-chave, organização da estrutura de um site e melhorias em geral, tanto on quanto off page.
O objetivo do SEO é fazer com que o site seja mais acessado, melhorando assim a sua relevância para o Google. Justamente por isso, é considerado o carro chefe do SEM, visto que, a qualidade do conteúdo trabalhado no SEO é extremamente importante.
Para quem tem interesse em SEM, a otimização de sites é uma das técnicas mais aconselhadas, porém, de acordo com a posição atual do site, pode ser um processo moroso, mas que, com certeza, assim que passar a apresentar resultados, trará cada vez mais progresso.

Links Pagos

São chamados de links pagos, porém, esta parte do SEM é a que faz uso de links patrocinados, como o Adwords do Google, por exemplo, ou inclusão de sites através de pagamentos. Esta área é bastante interessante por apresentar características específicas, como o PPC, ou Pay per Click, ou seja, você paga um valor proporcional à quantidade de clicks que o seu site receber; e a área de inclusão paga, onde o link do site é exibido, porém paga-se para isso, o link pode ser inserido em uma SERP, ou até mesmo em um site com conteúdo relacionado, através de remarketing.
Comparados ao SEO, os links pagos trazem um retorno de médio à curto prazo, porém, chegado determinado momento, os resultados passam a se estagnar, enquanto a otimização de sites passa a gerar mais retornos com o passar do tempo.

SEM - Resumindo - EX2

Resumindo

O SEM é a junção das estratégias de SEO com as de links pagos. E, como é feito aqui da EX2, ambas atividades devem ser utilizadas de acordo com a real necessidade da empresa interessada, não necessariamente ao mesmo tempo.