Você tem paciência e consegue permanecer muito tempo em um site que tem usabilidade ruim? Dificilmente encontraremos alguém – nos dias de hoje em que a Internet está cada vez mais acelerada, objetiva e moderna – que consiga navegar num site que passa longe daquilo que é considerado aceitável.
Antes de qualquer coisa, precisamos definir o que significa Usabilidade.
Dizemos que um site tem boa usabilidade quando ele é de fácil entendimento para o usuário. Assim que a pessoa acessa o site, ela rapidamente descobre do que se trata e entende com facilidade onde ela precisa clicar para chegar ao ponto em que ela está buscando.
Mas para que essa questão fique totalmente clara e também para que você seja capaz de analisar o seu próprio site para descobrir se ele tem ou não uma boa usabilidade, nós destacamos para você uma série de características importantes e determinantes.
Caso você perceba que seu site é totalmente contrário aos critérios de usabilidade, é bom procurar uma empresa que seja capaz de resolver o seu problema com uma boa estratégia e otimização de site, pois não adianta muito ter um bom produto e investir num site se as pessoas que o acessam acabam se perdendo no meio de tanta informação e, com isso, desistem e vão embora.
Tome nota de todas as informações abaixo, pois elas são características de sites que são totalmente contrários à Usabilidade.
1 – O usuário digita o endereço do seu site ou o encontra numa busca do Google e ele demora mais do que 30 segundos para abrir.
2 – Quando alguém acessa o seu site dá de cara com um fundo azul e a cor da fonte vermelha e com tamanho 7.
3 – Ao acessar o seu site e chegar à Home, é muito difícil perceber o que é preciso fazer para encontrar alguma seção. Não existem sinais de navegação no seu site.
4 – Não existe a menor possibilidade de contato com você que é o dono do site. O usuário precisa tirar uma dúvida ou mostrar interesse pelo seu produto mas não encontra qualquer sinal de um caminho para os Contatos.
5 – Seu site não está acessível. O usuário acessa seu site e recebe uma mensagem de erro ou o site está fora do ar.
6 – Você é fã de pop-ups é a primeira coisa que o usuário dá de cara quando acessa o seu site é com um número imenso de pop-ups brotando a todo o momento na tela.
7 – Seu site não tem identidade, ou seja, o usuário acessa e não descobre do que se trata o seu conteúdo. Não existe a famosa página “Quem Somos” e nada semelhante a isso.
8 – Não há logomarca nem mesmo o nome da sua empresa. Geralmente a marca que encontramos no canto superior esquerdo da tela e que funciona como o nosso registro, simplesmente não existe no seu site.
9 – Para facilitar as buscas, é importante que exista o campo “Pesquisa” no seu site, pois através dessa busca o usuário pode encontrar com mais facilidade um conteúdo ou produto que seja do interesse dele.
10 – Seu site exagera no número de palavras em negrito, itálico e caixa alta e demonstra total desequilíbrio visual e de conteúdo.