Uma palavra sobre marketing de conteúdo

Entenda um pouco mais sobre essa técnica de marketing digital que pode garantir seu sucesso na internet!
Observe, quando você precisa saber alguma coisa sobre um produto novo ou algo que você está precisando sua primeira reação é pensar “Vou procurar na internet…”. E essa reação automática não acontece apenas com você, mas também com todos que vivem nesse mundo globalizado. Hoje o acesso a informação está muito simples, muito fácil, muito rápido. Está presente em nosso trabalho, em nossa casa e até mesmo em nossas mãos, por meio de tablets e celulares modernos. E em meio a tudo o que a internet pode oferecer, uma única coisa é o que faz a diferença: o conteúdo. Não é pretensão dizer que qualquer resposta, produto ou empresa está a um clique de distância de qualquer pessoa. Na verdade eles estão a menos que isso, logo que o Google já mostra resultados antes mesmo de você terminar de digitar o que procura. Sabendo disso, o conteúdo de qualquer página que pretende apresentar na internet deve ser sua primeira preocupação.

O que é marketing de conteúdo?

“O conteúdo é rei” – é a frase mais clichê utilizada para expressar a força do marketing de conteúdo (acredita-se que o primeiro a dizê-la foi Bill Gates), porém, ela não se tornou um clichê sem motivo: o conteúdo é tudo o que seu site precisa para ser encontrado e acessado. Marketing de conteúdo é como chamamos a tática de marketing digital de criar e disponibilizar conteúdo útil, relevante e valioso para atrair e envolver um determinado público alvo. Hoje, os consumidores não aceitam a publicidade por si só, eles querem algo que tenha um valor, seja entretenimento, seja diversão, seja conhecimento, entre outras necessidades humanas. Por isso o marketing de conteúdo não é nem publicidade, e nem venda puramente dita, ele é uma verdadeira arte de engajar e conquistar futuros clientes.

Porque eu preciso fazer marketing de conteúdo?

Você deve se preocupar com o conteúdo porque basicamente é ele que define se você será visto ou não. De nada adiante ter uma boa campanha em links patrocinados ou até mesmo implantações de otimização externa (link building e social share) sem ter em seu site um conteúdo claro e pertinente à necessidade do cliente. O marketing de conteúdo é a chave e a base para todas as outras estratégias de marketing digital e inclusive do próprio marketing nos dias atuais. O marketing de conteúdo é essencial para qualquer site, blog ou serviço disponibilizado na internet. Para gerar buzz (o famoso boca-a-boca e a melhor divulgação gratuita), por exemplo, viralizando um vídeo ou aplicativo você precisa que ele seja útil, ou seja, ele precisa ter um bom conteúdo. Dessa mesma forma funciona o SEO (Search Engine Optimization – otimização de sites) e o SEM (Search Engine Marketing – marketing nos motores de busca), ou seja, sem o conteúdo, nenhum deles pode existir.

Como fazer marketing de conteúdo?

Qualquer pessoa pode escrever ou criar imagens, isso é bem verdade, porém, uma boa quantia de tempo, muita atenção e algum talento são necessários para garantir um conteúdo que seja engajador e verdadeiramente útil para seu cliente.


Na hora de criar o conteúdo

Se você se estender demais, sua mensagem pode estar repetitiva. Se você for muito rápido, sua mensagem pode não estar completa. Se você se delongar demais, poderá não conquistar os leitores até o final do texto. O segredo está em passar sua mensagem da melhor forma possível, ter o ponto certo. Não de forma corrida e nem “quase parando”.


O ideal é procurar uma agência digital especializada no assunto, porque afinal fazer marketing de conteúdo não se difere de qualquer outra estratégia de marketing e comunicação. Para falar ao seu público em qualquer meio, você deve se preocupar com o sentido da mensagem, com a escolha das palavras e com a imagem a ser transmitida da empresa, porém quando se trata da internet seus concorrentes estão muito mais próximos de você, o tempo que você tem para conquistar seu cliente é muito mais curto (e isso não passa de poucos segundos) e na maioria das vezes você tem apenas uma única chance.
A questão aqui não é apenas fazer as pessoas clicarem nos resultados de pesquisa que redirecionam à sua página e sim, fazer com que as pessoas entrem, fiquem, retornem, compartilhem e indiquem o seu site.
Por fim, digo que se me pedirem – e acredito que agora para vocês também -, para definir “marketing de conteúdo” em apenas uma palavra, essa com toda certeza será: essencial.