O Remarketing Dinâmico ou DRA (Dynamic Remarketing Ads) é basicamente uma rede de instrumentos de anúncios para rede de display. Direcionado paras as pessoas que em algum momento entraram no seu site e visitaram alguma pagina de produtos.
Os anúncios seguem o usuário por um determinado período de tempo. Existe também a possibilidade de os anúncios dinâmicos mostrarem itens específicos que foram visualizados.
Como Funciona?
Para os Links Patrocinados existe a possibilidade de utilizar em tempo real as próprias imagens dos produtos incluídas dentro do site e disponíveis dentro do Google Shopping. A intenção é de que sejam exibidas para os itens que foram visitados recentemente pelo usuário.
O código inserido no site avalia todas as interações que o usuário teve com determinada pagina de produtos.Através dessas informações é possível eleger quais itens e mensagens devem ser mostradas novamente ao consumidor.Este processo se atualiza a cada impressão do anuncio.
Para exemplificar como funciona o remarketing dinâmico, imagine que você esta numa loja virtual e visita a pagina de produtos eletrônicos. Seu interesse é comprar um novo celular e visualiza um item em promoção, mas não realiza a compra e sai do site. Anúncios dinâmicos serão criados automaticamente e exibirão os itens visitados anteriormente para você quando estiver na rede de display do Google.
Segmentação por Usuário
É possível segmentar todos os tipos de usuários que estiveram no site. Desta forma eles visualizam o anuncio mais indicado para a conversão:
Visitantes em Geral: Todas as pessoas que em algum momento estiveram no site e não visualizaram nenhum produto especifico. Para elas os anúncios apresentarão itens mais populares do site.
Pessoas que Visualizaram os Produtos: Usuários que viram algum item específico, mas não adicionaram ao carrinho de compras. Os anúncios serão exibidos de acordo com os produtos visualizados anteriormente em conjunto com outros itens recomendados.
Usuários que Abandonaram Carrinho de Compras: Clientes que adicionaram algum item ao carrinho do site, mas não concluíram a compra. O remarketing dinâmico dará prioridade para a exibição de anúncio do produto adicionado ao carrinho juntamente com alguns produtos visualizados.
Antigos Compradores:Para Todos os usuários que já efetivaram uma compra no site, os anúncios serão exibidos com os itens populares do site.
Lembrando que, essas listas são interessantes já que é possível segmentar usuários de uma forma mais inteligente sem que vários anúncios fiquem sendo exibidos. Tal ação facilita a proximidade do cliente com a loja virtual.