Mais tentador do que sexo, cigarro e uma boa noite de sono, o Facebook parece estar viciando a todos, absolutamente todos os usuários. Segundo as próprias estatísticas da rede social, as pessoas tem gasto mais de 700 bilhões de minutos mensais na plataforma.
E é claro que os brasileiros não estão fora dessa margem. No último ano o Brasil ultrapassou a média de uso dos próprios americanos, 35% a mais do que outros países da América Latina, e 112% acima da média global, que é de 5,9 horas.
Por isso é essencial que a sua empresa comece a explorar esta nova potência.
O Facebook não substitui outras ferramentas de marketing digital, mas o seus clientes estão passando muito tempo nele, e por isso essa é uma ótima forma de aproximá-los. Então se prepare para acumular experiências, participar da rotina, de momentos em família e transformar seu target em amigos!
Algumas empresas de pequeno e médio porte já começaram a utilizar esta ferramenta. Na maioria de maneira equivocada, postando aleatoriamente, e deixando seus seguidores entediados acumulando poeira.
Para que não haja mais desculpas a Ex2 traz aqui as 15 dicas escritas por Tom Shapiro, um especialista da terra da Estátua da Liberdade, que te ajudará alavancar sua Fã Page no Facebook.
1- Porque você tem uma página no Facebook
Assim como acontece em todos os veículos de marketing, antes de sair atirando para todos os lados, primeiro é preciso decidir porque você está utilizando o Facebook Marketing na sua estratégia, e desenvolver um plano que se alinhe a essa métrica.
2- Desenvolva guiais personalizadas
A fanpage do Facebook possui algumas partes personalizáveis, e uma delas é a Guia, também conhecida como Tab, que inclui um painel com comentários e informações sobre a empresa. Para deixar sua página com o tom de voz da marca você pode estender esses recursos, criado novas guias com promoções, eventos e até mesmo um SAC.
3- Mudanças na ordem de tabulação
A ordem do painel das Tabs, localizado no lado direito do menu também pode ser customizada, para que determinado botão possa ficar em primeiro ou em último lugar.
4- Postar mais de uma vez no ano
A ideia de uma fanpage para a empresa estava animada, até que ela foi criada. É muito comum que no início as postagens sejam feitas até 7 vezes ao dia, e após isso só depois de 3 meses, até que o consumidor é esquecido. Com isso o Facebook entende que o seu conteúdo não é relevante e ele aparecerá cada vez menos para seus seguidores.
Por isso prepare no início de cada semana um cronograma de postagens, para não correr o risco de sua audiência achar que você não se importa mais com ela.
5- Use o Facebook Ads
O Facebook Ads é a rede de anúncios pagos da plataforma, e serve para divulgar a Fã Page para aqueles que ainda não curtiram a página. A ferramenta permite que o anunciante escolha detalhes como a faixa etária, gênero e localização geográfica do público que pretende impactar, assim como o orçamento que deseja investir na publicidade.
6- Estimule o público a se cadastrar
Dê algo em troca do registro ou inscrição dos seus seguidores através de sorteios e concursos. Além de aproximar o público você ainda forma um mailing confiável.
7- Mantenha-os atualizados
O Facebook para empresas permite que as fanpages enviem uma atualização, do que você considera importante para as pessoas que curtiram sua página. Mas, seja prudente e utilize essa técnica somente quando for necessária.
8- Converse com seus fãs
Quando houver comentários no seu mural responda-os. Assim como você procede com ligações e e-mails deve fazer com o Facebook. Afinal, é injusto ignorar um cliente potencial que interage com a página.
9- Vá além da sua fanpage
O Facebook agora permite que a sua página envie mensagens e links para outros usuários da rede. Mas tome muito cuidado para não fazer spam e transformar esta oportunidade em um marketing negativo.
Vale ressaltar que isso só é possível em páginas onde as configurações permitem receber mensagens de terceiros.
10 – Use o Facebook como uma plataforma de conteúdo
Deixe que o seus seguidores também saibam das atualizações e conteúdos que você escreve em seu site e blog. Compartilhe cada novidade através de um post, assim você tem mais chances de atingir seu público-alvo.
11- Seja “compartilhável”
Isso quer dizer: poste conteúdo relevante. O que será que você pode oferecer que seu público queria compartilhar com os amigos? A resposta elevará o alcance da sua página a novos usuários.
12- Crie materiais exclusivos
Nós seres humanos somos engraçados, não há quem não goste de receber alguma coisa. Para alavancar seus “Likes” dê alguma vantagem especial para quem curtir sua página. No final todos saem ganhando.
13- Transforme tudo em Publicidade
Aproveite que o Facebook permite que você crie histórias patrocinadas e promova sua página para possíveis fãs através da linha do tempo. De maneira simples e natural sua publicação aparecerá no feed de notícias dos usuários que ainda não curtiram sua fanpage.
14- Analise a “influência” da sua página
Através de uma ferramenta gratuita, chamada Insights, da própria plataforma é possível ver os dados de interação da página e perceber quais conteúdos fazem mais sucesso com o público.
15 – Integrar, integrar!
Integre suas páginas online para atingir seu público-alvo no maior número de locais possíveis. Utilize essa ação de Facebook Marketing junto com sua conta do Twitter, E-mail Marketing e outros canais.
Em últimas palavras: “Seja louco!” Abuse de todos os recursos que a plataforma tem a te oferecer para se aproximar de clientes potenciais e transformar os atuais em fãs da marca.
Para garantir que tudo saia como o planejado, contrate uma agência online com experiência em Social Media e seja bem-vindo a uma nova era de informação!