A melhor forma de pagamento para sua loja virtual

Com um faturamento de aproximadamente R$22,5 bilhões em compras online, só no ano de 2012, o Brasil se posicionou entre os 10 países com maior presença no e-commerce mundial. Descubra aqui quais as melhores opções de pagamento para sua loja virtual.

Compras abandonadas nos carrinhos

Compras abandonas no carrinhoO seu site tem o fluxo de acessos alto, mas o número de vendas baixo? Um dos principais motivos para que isso aconteça pode ser a pouca variedade de formas de pagamento.
Mesmo com o grande número apresentado acima, de acordo com a sétima edição da F/Radar, 23% dos internautas que não realizam compras pela internet não o fazem por medo de ter o cartão de crédito clonado ou usado indevidamente. E eles não estão sozinhos, segundo uma pesquisa da Symantec aproximadamente 76% dos internautas brasileiros adultos já foram atingidos por algum tipo de golpe na internet, por isso a importância de se escolher um sistema seguro para sua loja virtual.

Formas de pagamento

As formas de pagamento online podem justificar se todo investimento realizado para levar o consumidor até o e-commerce será convertido em vendas ou virará apenas gastos. E neste momento pode-se contar com o apoio de um Gateway de pagamento ou um intermediário de pagamentos, que são muito diferentes um do outro.
 

Gateways de pagamento

Gateways de PagamentoO gateway de pagamento é uma aplicação usada por e-commerce que possibilita a transmissão de dados entre a empresa, o cliente e o banco, em compras feitas em websites. Ele protege as informações dos cartões de crédito por meio de uma criptografia que permite que os dados sejam enviados com segurança.
Neste caso, a plataforma ideal deve ser flexível, tecnológica e possuir status PCI Compliant, que é a segurança de dados que garante que nenhum hacker irá roubar as informações dos seus usuários, e contar com suporte em português, para caso você precise de ajuda durante algum problema.
Ao contrário do que parece eles não protegem as lojas virtuais de fraudes, mas possuem recursos avançados, como o pagamento com dois cartões de crédito, conciliação financeira e cobrança recorrente.
Para utilizar um desses é preciso que ele seja compatível com o sistema operacional da loja, e que seja feito um convênio com operadoras e bancos, o que leva em média de 30 à 60 dias.

Como escolher um Gatway de pagamento

Independente do tamanho do e-commerce, o Gatway deve ser escolhido de acordo com o número de transações que é capaz de fazer por segundo, e pelo nível de SLA (Service Level Agreement) que ele pode oferecer. Afinal de contas, se por algum motivo ele parar de funcionar, você não conseguirá vender nada.
Este também é um daqueles casos onde o barato sai caro, pois quanto mais conhecida for a marca, mais segurança e valor agregado ela irá passar para seus clientes.
Os valores variam de Gatway para Gatway, mas a contratação de um plano costuma ser baseada em taxas pré e pós-pagas com mensalidades cobradas por transação, assim como um telefone celular.

Intermediário de pagamentos

Intermediários de PagamentosOs intermediários de pagamentos, também conhecidos como facilitadores, como os próprios nomes sugerem, fazem a ponte entre o consumidor, o e-commerce e as instituições financeiras, de forma segura e rápida.
Estes costumam ser indicados para pequenas e micro lojas virtuais, por oferecem garantia contra fraudes, conciliação financeira simplificada, capital de giro e opções de meios de pagamento sem complicações.
Para utilizá-los basta criar uma conta no site do intermediário e fazer a integração com a loja virtual. As taxas cobradas costumam variar de 5,4% à 7%, para transações no cartão de crédito, e de 1,9% à 2,9 para débito e boleto bancário.

Porque escolher um intermediário de pagamentos

Essas empresas oferecem um pacote de vantagens que simplificam as transações dos e-commerces através de:

  • Várias opções de meios de pagamento, por do débito online, cartão de crédito e boleto, sem que precise fazer convênios com bancos ou operadoras de cartão;
  • Alta gama de telas de carrinho de compra e checkout já prontas para implantação sistema;
  • Compatibilidade com diversas plataformas de vendas online e de fácil instalação;
  • Responsabilidade pelo controle das fraudes da loja, pois aprova todas as vendas e
  • Com estes sistemas o valor da compra é depositado em até 14 dias na conta da empresa, mesmo quando o produto foi parcelado no cartão de crédito.
Boleto Bancário

Mesmo com a existência de formas mais modernas e ágeis, o Boleto Bancário ainda é uma forma de pagamento muito utilizada em e-commerces, visto que cerca de 12% dos compradores o utilizam, pela insegurança de colocarem o número do cartão de crédito em uma transação online.
Para o lojista, o custo é de cerca de R$ 4,00 por boleto, variando de banco para banco.

Cartões de Crédito

Este é o meio de pagamento mais utilizado na internet, escolhido por cerca de 76% dos compradores. Para o lojista, seu custo é de aproximadamente R$ 100,00 mais 4% do valor de cada compra para a operadora.

TEF – Transferência Eletrônica de Fundos

Mesmo sendo utilizada por apenas 2% dos compradores, a TEF ainda é uma opção de transação segura para alguns e-commerces, com o custo de aproximadamente R$ 0,50 por operação.
Dica: Quando o assunto for meio de pagamento pense neles sempre como uma estratégia para maximizar as vendas e diminuir os custos operacionais da loja virtual.
Agora que você já conhece todas as opções de pagamento seguras, basta escolher a mais vantajosa para sua loja virtual.