Uma das coisas que mais a gente encontra pela Internet são os “especialistas”. Já percebeu como todo mundo sabe de tudo (ou acha que sabe)? É, ao mesmo tempo em que a facilidade de acesso às informações popularizou o aprendizado, muitas pessoas pesquisam mal e acabam perpetuando ações equivocadas.
Um problema clássico que nos deparamos a todo o momento são alguns mitos sobre SEO. Isso pode influenciar – e muito – os seus resultados e o seu desempenho.
Para te ajudar a ter uma visão mais específica sobre SEO, separamos alguns mitos para que você não siga por um caminho errado.
1 – Palavras-chave
Antigamente – e ainda hoje – pregavam o mito de que quanto mais você repetisse uma palavra-chave no seu texto, mais otimizado ele seria. Mas isso é um verdadeiro tiro no pé, pois com o surgimento do Google Panda – algoritmo do Google que combate os textos de baixa qualidade – textos que multiplicam palavras-chave em detrimento de um conteúdo de qualidade são rebaixados e perdem a importância na hierarquia das buscas.
2 – Palavras-chave colocadas no início do title
Outro mito é o que afirma que a palavra-chave principal tem que aparecer no início do title da página. Isso não é determinante! O que importa é que ela tem que estar na tag title, mas não faz diferença se está no início ou no fim. Ou seja, tem o mesmo efeito começar o nosso texto com “Descubra os Mitos sobre SEO” ou “SEO: descubra os mitos”.
3 – Exagero no número de palavras-chave
Sabe qual é o número mínimo de palavras-chave que o seu texto precisa ter para ficar bem posicionado?
Não existe número mínimo ou máximo. O que você precisa ter é coerência para abordar um assunto de forma completa, com informações importantes e que não seja cansativo para o seu leitor.
4 – Carregar o texto de links não é bom
Você já deve ter visto vários textos por aí repletos de links sobre assuntos correlatos, não é verdade?
Esse erro é muito comum e as pessoas acham que quantidade vale mais do que qualidade. Enganam-se profundamente!
Invista na utilização de links que levem para sites de grande credibilidade. Concentre-se em poucos links e que levem a lugares que solidifiquem as suas informações.
5 – Ferramentas de busca – quanto mais, melhor
Investir em ferramentas que fazem o seu site ser indexado automaticamente em diversas ferramentas de busca podem te prejudicar, pois isso pode fazer com que o seu site seja bloqueado por Spam. Invista num conteúdo de qualidade. Isso sim vai te levar para as alturas.