Entenda o Google PageSpeed

O Google está sempre pensando em seus usuários e, por isso, não para de desenvolver ferramentas que facilitem a navegação, tornando-a cada vez mais veloz e enriquecedora.
E foi com esse intuito que surgiu o Google PageSpeed, uma ferramenta do chamado Pege Speed Service, que é um serviço que pega o conteúdo dos servidores, analisa-os e sugere mudanças para otimizar os sites. Esse processo diminui sensivelmente o tempo de carregamento das páginas em até 60%.
Essas dicas sugeridas pela ferramenta são expostas por ordem de prioridade para que você tenha a plena noção do que precisa ser ajustado.
Você, como bom usuário da Internet sabe que um dos fatores principais para o sucesso do seu site é o tempo necessário para o carregamento de suas páginas. Lentidão gera frustração e rejeição; em outras palavras, se seu site for lento, certamente você terá perda de clientes, visualizações e de dinheiro.
E o PageSpeed, criado em 2009, é a tentativa do Google de melhorar o desempenho das páginas de Internet quanto à velocidade de carregamento.
Considerando o Brasil, onde uma parcela considerável de usuários não tem ainda acesso à Internet de alta velocidade, o PageSpeed é ainda mais necessário e estratégico.
 
Vamos aprender a utilizar o Google PageSpeed?
1 – Acesse https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
2 – Digite o endereço do seu site no espaço solicitado e clique em analisar.
3 – O Google PageSpeed analisará o seu site e dará uma pontuação de 0 a 100.
4 – Ele também detalha, através de quatro níveis de prioridade o que deve ser feito para melhorar o seu site.
5 – A análise é realizada para Mobile e também para Desktop.