O Google esta entre nós
Falar sobre o Google é sempre natural, até mesmo simples. Afinal, estamos acostumados com ele, estamos ligados a ele.
Quando você quer comprar um livro, um novo aparelho tecnológico, ou até uma casa e um carro, a primeira coisa que você faz, com toda a certeza, é realizar uma busca no Google. Quando você quer ir a um novo restaurante ou encontrar algum serviço específico, esse processo não é diferente.
Pesquisar é a primeira ação mais realizada pelas pessoas na internet e o montante de 96% dos usuários fazem buscas pelo Google.
Além de buscas, as pessoas utilizam o Google para acessar páginas e sites (quem nunca fez uma busca com a palavra “Facebook” para acessar a rede social ao invés de digitar “www.facebook.com.br” na barra de endereços?). E o utilizam para encontrar de tudo, a todo o momento.
A força do Google
Desde sua fundação oficial como empresa em 27 de setembro de 1998, o Google vem crescendo de uma forma estrondosa e além de ser sinônimo de publicidade online seu próprio nome se tornou um verbo, e isso não é para qualquer um, pode glooglar para ver.
Acredito que nem Larry Page e Sergey Bin com seu pretencioso objetivo de “organizar a informação mundial e torna-la universalmente acessível e útil” tenham imaginado que o Google ganharia tanta magnitude.
O YouTube, por exemplo, é o terceiro site mais acessado em todo o mundo (o segundo no Brasil) e a cada quatro vídeos assistidos no serviço, um é assistido em nosso país. E segundo pesquisas, até o final de 2013 teremos 800 milhões de smartphones rodando Android. Sem contar com as milhões de pessoas que utilizam o Gmail, Google Maps, Google Docs e até mesmo o Orkut, entre outros serviços, todos os dias.
O Google já faz parte de nossa cultura e não tem como negar.
Mas o fato é que quanto mais importante o Google for para a vida das pessoas, mais ele transmite credibilidade e quanto mais credibilidade e presença o Google tem sobre seus possíveis clientes (aqueles que procuram sobre os produtos e serviços), mais você deve pensar em investir nele.
Os possíveis clientes fazem as pesquisas, mostram seu interesse e você sabe o que eles querem, porque eles procuram sobre algo específico, então nada melhor do que a sua empresa oferecer seu produto ou serviço para esse público altamente segmentado.
Marketing de busca: Trabalhando o Google
SEM (Search Engine Marketing), também chamado de Marketing de Busca, ou marketing para motores de busca, é uma forma existente para trabalhar a presença da sua empresa nos resultados de busca dos possíveis clientes. Porém, para aparecer para seu cliente, existem dois pontos que podem ser trabalhados: a otimização de site (SEO) e os links patrocinados.
Falar que investir em uma ou em outra é melhor ou pior seria um erro. Ambas são boas e muito importantes para levar a sua empresa diretamente para quem procura por seu produto ou serviço.
Essa dupla dinâmica do Marketing de Busca se baseia em conquistar e manter os primeiros resultados para palavras-chaves (keywords) específicas, ou seja, manter a sua empresa completamente visível para o possível cliente quando esse realiza uma busca.
Google Adwords
Os links patrocinados são pequenos anúncios que aparecem em primeiro lugar (com fundo amarelo) nos resultados de pesquisa e ao lado direito da tela.
A forma de pagamento por cada anúncio é feita como um leilão, ou seja, cada um paga quanto quiser, porém, só aparece nos primeiros lugares aquele que paga mais. Por isso é necessário uma agência com profissionais capacitados para escolher a melhor estratégia de investimento e criação de campanhas com base no seu público-alvo e nicho de mercado, para conseguir o melhor valor e o melhor resultado.
A vantagem dessa forma de investimento é que você pode aparecer rapidamente nos resultados de pesquisa, o ROI (retorno por investimento) é extremamente alto em comparação com todas as outras formas de publicidade online e off-line, e você tem opções completas de monitoramento e acompanhamento.
Otimização de site – SEO
A otimização de site, ou SEO (Search Engine Optimization), é uma série de técnicas, práticas e estratégias que trabalham os resultados orgânicos de pesquisa, ou seja, todos os outros resultados da página que não são anúncios.
Os resultados orgânicos recebem cerca de 70% de todos os cliques das pesquisas e aparecer nos primeiros resultados de uma busca, transmite uma excelente carga de credibilidade para a sua empresa.
Não é um processo automático, ou seja, sua empresa não irá aparecer nos primeiros resultados da noite para o dia ao iniciar um trabalho de SEO, porém, esse trabalho pode trazer muitas conversões para o seu negócio, ou seja, muitas vendas e mais lucro para a sua empresa.
A otimização de site trabalha elementos internos do seu site (on-page) e também elementos externos (off-page), o que inclui conteúdo útil e claro, organização das páginas, inserção de palavras-chave, url’s limpas, código fonte correto, alts pertinentes, e qualidade e quantidade dos sites que apontam para o seu site, entre outros fatores.
Em SEO também é possível monitorar e acompanhar a evolução de resultados durante todo o processo.