Sitemap.XML para Imagens

Usando o sitemap para enviar mais informações de nossas imagens

Da mesma forma que o Google tenta trazer aos usuários os melhores e mais relevantes sites para determinadas pesquisas por palavras chaves em seus resultados de buscas, a pesquisa por imagens funciona da mesma forma, e que tal enviarmos ao Google nossas imagens?
Podemos então utilizar o Sitemap.xml para enviar informação de nossas imagens em nossas URL’s, isso ajuda o Google a encontrar imagens que de outras formas, talvez o Google não pudesse encontrar, ou por exemplo, dentro de uma URL você pode ter algumas imagens e caso precise, você pode enviar ao Google a informação de qual imagem entre elas é a mais importante listando apenas a principal ou as principais  images da página, deixando de listar as demais, você estará dizendo ao Google que  aquelas imagens não listadas no Sitemp são menos importantes do que as imagens que você incluiu.

Tipo e aplicações de Sitemaps

Veja aqui outros artigos já escritos sobre Sitemap.xml
Sitemap.XML
Sitemap.XML para mobile
Sitemap.XML para vídeos
Sitemap.XML para artigos e notícias 

Como ficaria seu Sitemap.XML com informações de imagens

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9"
xmlns:image="http://www.google.com/schemas/sitemap-image/1.1">
<url>
<loc>http://www.meusite.com/index.html</loc>
<image:image>
<image:loc>http://www.meusite.com/imagem.jpg</image:loc>
</image:image>
<image:image>
<image:loc>http://www.meusite.com/foto-245.jpg</image:loc>
</image:image>
</url>
</urlset>

Neste caso, estou indicando ao Google, duas imagens mais importantes da página index.html de meu site. Você pode  listar até 1.000 imagens por URL

 Entendendo as Tags XML para imagens

Tag <image:image>

Esta tag é obrigatória e reuni todas as informações de uma única imagem. Lembrando que cada tag <loc> pode conter até 1.000 tag <image:image>

Tag  <image:loc>

Tag obrigatória, nele irá a URL da imagem. Em alguns casos, o URL da imagem pode não estar no mesmo domínio que seu site principal, não se desespere, contanto que ambos os domínios sejam verificados pelo Webmasters Tools.

Tag <image:geo_location>

Tag opcional, neste você irá colocar a localização da imagem, exemplo :

 <image:geo_location>São Paulo, Brasil.</image:geo_location>

Tag <image:title>

Tag opcional, nele você deve colocar o título da imagem.
Dica*
Só lembrando que ao enviar informações de imagens para os mecanismos de buscas, não colocará suas imagens nos resultados de buscas por imagens, ou seja, este é mais um recurso que irá ajudar sua indexação. O Google trabalha duro e usa seus algorítimos para encontrar suas imagens, este complemento só reforça e ajuda ele a encontrar e indexa-las!