Transmídia na Era Digital

A transmídia vem se aperfeiçoando de acordo com a evolução das plataformas digitais e os novos meios de comunicação que surgem a cada momento. Seu objetivo maior é, basicamente, transmitir uma história ou uma mensagem coesa através de várias mídias, onde seu foco, na verdade, é que a mensagem seja transmitida.
Um vídeo game que ganha sua versão nos cinemas é um exemplo de transmidia, já que ambos contam a mesma história, porém em “canais” diferentes. Além de criarem uma integração com o usuário, cada um possui ações de marketing específicas para cada momento de sua comunicação.

Transmídia na Web

A internet e seu incrível poder de informação e integração com vários produtos possuem a aplicabilidade desse fenômeno, e fazemos isso muitas vezes sem perceber.
Um site que possui perfis de fã Page no Facebook, Youtube, Instagram entre outros, estão justamente transmitindo a mesma historia em vários canais diferentes, porém com o mesmo intuito: vender determinada marca ou idéia.
Estimular o diálogo entre o público e as marcas é o que traz credibilidade e gera o fator x de decisão de compra, como já discutimos no artigo “Estratégias para Decisão de Compra”, que é chamado de ZMOT ou Zero Momento da Verdade, onde ter uma experiência positiva com um determinado produto ou serviço torna-se o fator chave para a satisfação do cliente.

Aplicabilidades Diferenciais

Estratégias de marketing digital são as ferramentas utilizadas para transmitir, de forma assertiva, integrando vários canais de uma maneira leve e transparente, a mensagem de uma marca, produto ou serviço.
A convergência de informação não afeta somente empresas que querem se comunicar, mas o modo como é feito isso, impactando diretamente as plataformas de informação.

Adwords para Vídeos

Prova de tal convergência, são os anúncios de Adwords para vídeos que combina nada mais do que a publicidade online com o envolvimento emocional de um vídeo, permitindo que o expectador se sinta mais próximo de uma marca, por exemplo.

Este recurso permite que os anunciantes possam usar o sistema de leilão para colocar e gerenciar os anúncios em vídeo no Youtube e na Rede de Display do Google, o que pode ampliar ainda mais a comunicação empresa-usuário.