Como funciona o processo de criação de um Website?

O processo de criação de um website é totalmente estratégico e feito por etapas. Devido à facilidade de acesso à internet, cada vez mais os conteúdos estão ficando segmentados e os sites devem seguir esta tendência. Os acessos acontecem por inúmeras plataformas, e através de um smartphone ou um tablet, um potencial cliente pode conhecer uma loja virtual, por exemplo, e concretizar uma compra.

Atualmente, os sites são considerados unidades virtuais da empresa e atuam como os pontos de venda físicos, tradicionais. Logo, a primeira etapa de criação do website é definir, em conjunto com a empresa responsável pelo serviço, características importantes para a identidade visual ficar garantida.

Já que o site é um conjunto organizado de páginas na internet e acessado por um endereço eletrônico, coloque no projeto as seguintes informações:

  • Quantas páginas o site vai ter, incluindo home, contato, serviços, produtos, dúvidas frequentes, histórico da empresa, blog, entre outras opções;
  • Se você não precisar de um site grande e completo, mas de uma página informativa, de acesso rápido para geração de leads, é melhor pensar em hotsite ou landing page;
  • Se seu objetivo é vender pela internet, é preciso contratar a construção de uma loja virtual, com calculadora de frete, busca de CEP, banco de dados para cadastro dos clientes, carrinho de compras, entre outras ferramentas.

 

Você sabe quantos profissionais trabalham para a criação de websites?

São várias pessoas com formação em diferentes áreas, como programadores de linguagem de computador, publicitários, jornalistas, designers, web designers, entre outros.

Ainda na etapa de desenvolvimento, é fundamental pensar em ter um site responsivo. Isso quer dizer um site que se adapta automaticamente para ser exibido em diversas plataformas. Assim, ele não fica deformado quando é acessado em um computador, smartphone ou tablet.

 

Etapa de desenvolvimento do website

A construção de um website é um processo criativo e o cliente acompanha todas as etapas do projeto, entre as quais estão:

  • Elaboração de briefing;
  • Desenvolvimento do layout exclusivo;
  • Criação dos menus;
  • Construção de cada página;
  • Escolha da ferramenta de administração do site;
  • Ferramentas para estratégias de relacionamento e divulgação;
  • Redação do conteúdo que vai ser publicado no site, feito por redatores profissionais;
  • Entre outros procedimentos.

 

Uma etapa muito importante, que pode ser feita com apoio profissional, é o registro do domínio. Você já sabe qual será o seu nome na internet? Para saber quais estão disponíveis, basta acessar o Registro BR e fazer uma busca. Mas não escolha o domínio sem o apoio de uma empresa especializada: ele vai influenciar muito no resultado das suas campanhas de divulgação na internet!

 

Faça um website com a EX2         

A EX2 é uma agência especializada no desenvolvimento de websites profissionais para empresas, profissionais autônomos, pessoas que querem ter uma loja virtual, entre outros interessados. Além de construir o site, a EX2 faz a gestão dos conteúdos gerenciáveis, ajuda seu site a aparecer no Google e trazer ótimos retornos financeiros, todos mensuráveis em planilhas bem elaboradas.

Os sites são perfeitos para a divulgação de marcas, produtos e serviços, de forma eficiente e com ótimo resultado!