Dez anos de WordPress

 
 
Há 10 anos, mais especificadamente no dia 27 de maio de 2003 foi disponibilizada a primeira versão da plataforma de publicação WordPress.
Após essa década, muita coisa mudou, e a ferramenta que surgiu como uma pequena plataforma de blogs conquistou a internet e está em cerca de 17% de toda a web.
 

Uma história de sucesso

Criado por Matt Mullenweg e Mike Little, hoje o WordPress é uma importante alternativa para quem quer criar sites profissionais com fáceis opções de edição e inclusão de conteúdo.
Ao que parece, ser um software livre (open source) e modificado por desenvolvedores de todo o mundo foi uma importante receita para dar ao WordPress vida longa e próspera ao contrário de seus concorrentes da época.
No início, a ferramenta nasceu como um simples serviço para blogueiros que desejavam postar informações, em sua grande parte, pessoais.
Hoje o WordPress é uma alternativa para quem quer criar sites profissionais com fáceis opções de modificação.
Seu uso está até presente nos grandes portais de notícias mundiais e nacionais como CNN, New York Times, Folha de São Paulo, entre outros.
Cerca de 70 milhões de sites, o que corresponde a quase 17% de toda a web, utilizam a ferramenta. Além disso o WordPress é considerado o maior CMS do mundo.

Dez anos WordPress

Utilizando o WordPress

O serviço pode ser utilizado de duas formas distintas.
Uma como um serviço de blogs no WordPress.com, concorrendo assim com o Tumblr e o Blogger, por exemplo.
E a outra é opção de uso é como um CMS, onde oferece uma incrível gama de possibilidades. Além do Worpress, outros CMS existentes são o Joomla e o Drupal.
 

CMS

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, ou CMS (Content Mangement System) como carinhosamente chamados, é uma ferramenta que facilita a inclusão, exclusão, edição  e formatação de conteúdos de um site ou blog. Esse conteúdo pode ser artigos (posts), imagens, páginas, widgets, entre muitas outras opções.
Utilizado por inúmeros sites de todo o mundo, os CMS’s, assim como o WordPress são largamente utilizados em blogs.
Com um CMS instalado qualquer pessoa pode atualizar informações em um site, sem ser necessário conhecimento em linguagens de programação ou qualquer outra ferramenta.
Painel WordPress

 
Quer adivinhar por onde postei esse artigo? Pelo WorldPress, é claro.
Parabéns por seus 10 anos WordPress!