Canais pagos no YouTube: Conheça esse novo serviço!

YouTube dá um grande passo na história ao oferecer canais pagos. Entenda as vantagens e desvantagens desse serviço.

 O YouTube é um site não apenas conhecido por ser o maior serviço de upload e compartilhamento de vídeos, mas também como uma verdadeira mídia social colaborativa capaz de revelar inúmeros talentos, bordões, e viralizações por todo o  País e pelo mundo.
A própria internet não seria a mesma se não existisse o YouTube, e seu imenso sucesso se deve, principalmente, a um fato: qualquer um pode publicar e qualquer um pode assistir ao seu conteúdo.
Com o anúncio da disponibilização de canais pagos, esse cenário poderá ser um pouco diferente. Saiba mais!
 

O YouTube

O serviço que nasceu em 2005 e logo fez imenso sucesso é o site mais popular da categoria e utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar seus vídeos.
O YouTube é lar de uma grande variedade de vídeos caseiros, tutoriais, aulas, comerciais, videoclipes musicais, filmes, programas de TV, além de eventos e shows ao vivo.
Comprado pela Google já em 2006, o YouTube apresenta dados incríveis que compravam seu imenso sucesso.
O site recentemente bateu a marca de um bilhão de visitas mensais e segundo sua equipe responsável, mais de 60 horas de vídeos são enviadas a cada minuto, mais de quatro bilhões de vídeos são vistos por dia e quase 50% dos usuários da internet acessam o YouTube.
O anúncio da disponibilização de canais pagos gerou bastantes discussões em torno da concorrência com sites de locação de conteúdo online como Netflix e Telecine On Demand, e também com canais de TV por assinatura. Porém, por outro lado, podemos considerar a disponibilização de canais pagos como a certeza de um conteúdo melhor elaborado e com qualidade elevada para diversos assuntos e categoriais.
 

Canais pagos do YouTube

Os canais pagos do YouTube são aqueles canais que poderão ser assistidos apenas mediante uma assinatura mensal de R$ 3,99 a R$ 19,90, no Brasil. Nos EUA, os canais pagos estão disponíveis a partir de U$ 0,99 mensais (em alguns casos, há a opção de pagamento anual).
Canais pagos YouTube
Além do Brasil, os canais pagos passaram a estar disponíveis nesta última quinta-feira (09/05) em mais nove países: Austrália, Canadá, França, Japão, Coreia do Sul, Rússia, Espanha e Reino Unido.
Segundo informações disponíveis na página de Ajuda do YouTube, o serviço de canais pagos será apenas mais forma de disponibilizar vídeos pelo YouTube, não influindo nos vídeos que já estão disponíveis gratuitamente. Na página, o YouTube também confirma a possibilidade de continuar a exibir anúncios, inclusive do Google Adwords, mesmo em canais pagos.
Hoje 54 canais pagos já estão disponíveis, entre eles o “UFC Select”, o “National Geography” e diversos canais voltados para a exibição de filmes.
Cada canal permitirá um tempo de degustação para a primeira assinatura além de inúmeras prévias de vídeos para experimentar antes de assinar.
Ao acessar um canal você poderá assisti-lo no computador, no smartphone, no tablet e também em uma Smart TV.
Se você deseja iniciar um canal pago no YouTube, acesse o formulário de solicitação.
 

Como se inscrever em um canal pago?

A inscrição em canais pagos é similar à inscrição em canais gratuitos. Logo, basta clicar no botão “Inscrever-se”, que caso o canal em questão seja pago, você será redirecionado para concluir o processo de compra.
Também existem assinaturas de canais que incluem acesso a vários canais por um único preço.
Para cancelar a inscrição e automaticamente o faturamento sobre a mesma, é só clicar no botão “Cancelar inscrição” encontrado na página do canal que se deseja excluir ou no Gerenciador de Inscrições, assim como nos canais gratuitos do YouTube.