Como o Google dominou o mundo

Pode parecer exagero, mas é a mais pura verdade. Desde que foi fundado, há consideráveis 15 anos, o Google vem se tornando presença obrigatória na vida de todas as pessoas. Sem contar que, a cada ano, a empresa lança ou compra algum serviço novo, crescendo cada vez mais.
Somente no mercado de buscas do Brasil, o Google domina praticamente 90% das buscas orgânicas, ou seja, aquelas que não são patrocinadas, enquanto os seus concorrentes, como o Yahoo e, é claro, a Microsoft, permanecem empatados e, praticamente, estagnados.
Não é atoa que se adequar às estratégias de marketing digital e de SEO aos “padrões Google” é essencial para ter sucesso e visibilidade na Internet.
O Google dominou a rede em 15 anos

O Google e o marketing digital

Quando precisam pesquisar alguma empresa, produto ou serviço, mais de 1.1 bilhão de pessoas utilizam o Google como mecanismo de busca todos os meses, resultando em 114 bilhões de buscas a cada mês.
Estar nas primeiras páginas dos resultados do Google é a solução ideal para muitas empresas hoje em dia e, através da otimização de sites, é possível alcançar este objetivo, lembrando que existem formas corretas para isso e, caso o Google identifique alguma estratégia que fuja deste padrão, o site corre o risco de levar severas punições, podendo até mesmo ser removido dos resultados de busca. Por isso, é muito importante procurar por bons profissionais e empresas especializadas.
Além de ter o site entre os primeiros nos resultados do Google, os links patrocinados também podem ser ótimas formas de ter o seu site mais visto na Internet, pois, os links patrocinados aparecem em destaque na página de resultados e, com o alto número de pesquisas feitas no Google, geram muito mais acessos ao site da sua empresa.

Plataforma Android

A Plataforma Android

Outra forma de confirmarmos a predominância do Google é através dos smartphones. Cerca de 79% dos aparelhos comercializados hoje utilizam o sistema operacional Android, que também é da Google e, de acordo com uma pesquisa realizada com os usuários de smartphones que utilizam a plataforma, a maioria, 54%, apontou o Google Maps como o aplicativo mais utilizado por eles, perdendo apenas para o Facebook, com 44%.
Aplicativos mais utilizados

O Google Chrome

Quando a Google anunciou o browser Chrome, em setembro de 2008, há cinco anos, divulgou também que sua única intenção era contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, sem o objetivo específico de conquistar o mercado. Contudo, hoje, o Chrome é o navegador mais utilizado, tanto nos notebooks e desktops, quanto através dos smartphones, desbancando o Internet Explorer, da rival Microsoft.
Google Chrome, o navegador mais utilizado.

Resumindo

O Google está presente nos nossos celulares, nas nossas pesquisas acadêmicas, ele guia os nossos trajetos e rotas, é, por muitas vezes, acessado em nosso trabalho e também nos nossos momentos de lazer. Resumindo: o Google dominou a nossa vida e o mundo.